Mistura de tradições: Cordel e Fantasia Arturiana

“A Editora CosacNaify tem se especializado em edições em capa-dura, com ênfase no designe e na qualidade de produção. Este livro de Fernando Vilela (http://www.artebr.com/fernando/), porém, se destaca até mesmo dentro do catálogo da editora, e foi Menção Honrosa no Prêmio Bolonha Ragazzi 2007, uma feira de livro voltada ao público jovem.

Lampião & Lancelote é um livro ilustrado, com gravuras do próprio Vilela, reproduzidas em papel brilhante de alta gramatura em preto e branco e nas cores especiais prata e bronze.

Lancelote, o melhor cavalheiro da Corte do Rei Artur, tem um encontro com Lampião, o Rei do Cangaço, depois de sofrer um feitiço de Morgana, que o atira para dentro de "um obscuro portal, que rasgava o tecido do tempo e do espaço rumo ao futuro". A premissa coloca a narrativa de Vilela solidamente dentro do campo da fantasia, mas o livro brinca com tradições e recursos bastante diversificados e evocativos das tradições culturais nordestinas, que incorporaram, ao longo dos anos, muitas das mesmas fontes da fantasia: o conto de fadas, o conto maravilhoso e a novela de cavalaria.

As primeiras formas da novela de cavalaria, aliás, foram escritas como romance - palavra que, no período medieval, significava um longo poema narrativo. É justamente isso - o longo poema narrativo - que forma a tradição do cordel brasileiro, e forma do cordel que Vilela deseja evocar, em Lampião & Lancelote. O primeiro personagem a ser apresentado é Lancelote, em setilhas - sete versos de sete sílabas. Lampião é apresentado em sextilhas - a métrica mais tradicional do cordel. Mas logo na página 7 a setilha é rompida pela diagramação, e na página 14 Vilela abre mão das estrofes para narrar como Lancelote é enviado ao futuro, em texto que lembra os "termos e estrutura de sentenças das novelas de cavalaria", segundo o próprio autor. Mais adiante, na página 21, o texto de prosa traz rimas internas. Desse modo, o texto vai se articulando com tradições diversas e com as ilustrações.”
Roberto de Sousa Causo, Terra Magazine / Lampião & Lancelote, Fernando Vilela. São Paulo: CosacNaify, 2006, 42 páginas. Ilustrações de Fernando Vilela.
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..