Tome cuidado com a 'Wikipédia', pede o fundador do site

“O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, afirmou nesta quarta-feira (12), durante sabatina da Folha de S.Paulo, que sua enciclopédia online é "boa" — mas os usuários precisam tomar cuidado ao acessá-la. Ele aconselha que todos estejam atentos sobre a confiabilidade das fontes de cada verbete antes de acreditarem nas informações.

"A pessoa precisa ter a noção a respeito de onde vem aquela informação, e não aprendê-la diretamente", disse. Por outro lado, explicou que o mesmo cuidado deve existir ao usar qualquer outra fonte, inclusive as tradicionais. A Wikipédia tem erros, sim, "como qualquer enciclopédia", minimiza Wales.

O empresário citou um estudo realizado em 2005 que analisou a Enciclopédia Britânica e verificou que havia três erros por página. Ele lembrou também uma pesquisa realizada no ano passado, segundo a qual a Wikipédia é uma fonte mais confiável do que a versão on-line da Brockhaus, tradicional enciclopédia da Alemanha.

Wales afirmou que os usuários devem ficar atentos aos alertas presentes em cada verbete. Em caso de dúvida, deve-se entrar no sistema de discussão do portal e ver qual informação está sendo questionada por outros internautas.”
Vermelho.org / Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..