Filme de aninmação israelense candidato ao Oscar atrai árabes

Jose, Reuters

'Valsa com Bashir' não pode ser assistido legalmente no Líbano, mas é possível comprar cópias em Beirute

Valsa com Bashir não pode ser assistido legalmente no Líbano, mas é possível comprar cópias do filme antiguerra israelense, indicado ao Oscar, no distrito de Hamra, em Beirute, onde o diretor Ari Folman viu sua vida mudar 26 anos atrás.

"É um dos maiores filmes que já vi na vida", disse Lokman Slim, ativista da organização libanesa UMAM, que visa preservar as memórias de guerra do país exibindo filmes relacionados a suas décadas de conflitos.

"Sinto ciúmes porque aqueles que devemos considerar nossos inimigos têm a coragem de tratar de fatos nos quais tomaram parte, enquanto nós, libaneses, mantemos um silêncio interminável em relação a nossa história", disse Lokman à Reuters, em Beirute.

Valsa
com Bashir - o título faz referência à aliança de Israel com o líder cristão libanês da época, Bashir Gemayel - mistura documentário e animação para mostrar o trauma da invasão israelense de 26 anos atrás para expulsar guerrilheiros palestinos.

O filme termina com o massacre de centenas de palestinos pelos aliados libaneses de Israel nos campos de refugiados de Sabra e Shatila, em Beirute.”

O Estado de São Paulo

Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..