'Fiel': ode ao sofrimento e à redenção da torcida corintiana

"Fé, amor e entusiasmo que transcendem o limite da razão. Esse é o principal elemento narrativo de Fiel, documentário que retrata a queda do Corinthians para a Série B e sua posterior ascensão à Série A do Campeonato Brasileiro. O filme não tem narrador, e a história é contada pelos torcedores, na primeira pessoa. Os primeiros relatos se referem aos jogos que antecederam a fatídica partida realizada em 2 de dezembro de 2007, que decretou a queda do time.

Redação, Vermelho.org

A dor do rebaixamento e o sentimento de esperança são dois dos elementos mais explorados pelo filme. "Percebi que esse momento de dor é o mesmo vivido por milhares de personagens de livros e filmes", explica Marcelo Rubens Paiva, um dos roteiristas do filme, ao lado de Serginho Groisman. A direção ficou a cargo de Andrea Pasquini, de Os Melhores Anos de Nossas Vidas e Sempre no meu Coração, e conta com produção musical do compositor Carlos Rennó. Todos são corintianos assumidos.

Segundo Andrea, rodar o filme a fez ter certeza de que o Corinthians representa mais do que o próprio futebol. Transcende o esporte. Todavia, promover uma ode ao sofrimento e à paixão da torcida não era exatamente a intenção inicial de todos os envolvidos no filme. "Minha primeira ideia era realizar algo bem jornalístico, repleto de informação, mas a reação e os testemunhos da torcida me emocionaram", explica Paiva.

Identificação

Serginho Groisman ressalta que o objetivo do documentário não é meramente elencar uma série de episódios inusitados e "loucuras" dos torcedores para ver o time do coração. "Não tem nada que eu já não tenha feito pelo Corinthians. Quem é corintiano sabe que fazer uma loucura ou outra pelo time é comum", diz.

Fiel apresenta uma colagem de depoimentos que vão além do âmbito esportivo e mostra um mosaico de histórias vividas por torcedores anônimos. Datas que ficaram na memória e lembranças de familiares que já se foram se confundem com a memória afetiva em torno do time.”
Matéria Completa, ::Aqui::

-------------------------------------------------------

Fiel

Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: