tag:blogger.com,1999:blog-5824853783418224892.post4346647332121899825..comments2023-12-17T13:22:39.711-03:00Comments on Magazine Brasil: Obama, a bunda brasileira e a mídia sensacionalistaNogueira Jr.http://www.blogger.com/profile/13212432592858847584noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5824853783418224892.post-16838419721054098492009-07-13T11:15:17.272-03:002009-07-13T11:15:17.272-03:00Eu não comentei aqui a primeira foto porque não ti...Eu não comentei aqui a primeira foto porque não tinha dados para refuta-la (veja o video que “prova” que Obama estava na verdade ajudando a jovem americana a descer a escada: http://www.tmz.com/videos?autoplay=true&mediaKey=ccb316e0-009d-498d-9d84-7b2e729657d7). Mas entre amigos, já tinha dito que “uma foto não significa rigorosamente nada” É preciso conhecer o contexto geral e principalmente a intenção de quem fotografou e de quem publicou/divulgou.<br />O grande problema, além do machismo latente, é que a nossa sociedade ainda acredita piamente nas imagens que vê. Isso é milenar, cultural, tem sua face mais visível na idolatria, mas desde o advento da fotografia tem sido utilizado para os mais diversos fins.<br />Como diria o professor Boris Kossoy “É necessário que se compreenda o papel cultural da fotografia: o seu poderio de informação e desinformação, sua capacidade de emocionar e transformar, de denunciar e manipular. Instrumento ambíguo de conhecimento, ela exerce contínuo fascínio sobre os homens. Ao mesmo tempo em que tem preservado as referências e lembranças do indivíduo, documentado os feitos cotidianos do homem e das sociedades em suas múltiplas ações, fixando, enfim a memória histórica, ela também se prestou – e se presta – aos mais interesseiros e dirigidos usos ideológicos. O papel cultural das imagens é decisivo, assim como são decisivas as palavras. As imagens estão diretamente relacionadas ao universo das mentalidades e sua importância cultural e histórica reside nas intenções, usos e finalidades que permeiam sua produção e trajetória. (Kossoy, 2007: 31-32)”<br /><br />Qualquer pessoa que conheça o mínimo de fotografia, sabe que TODA imagem fotográfica é manipulada. E não estou falando de photoshop. A simples escolha do ângulo, da lente e do enquadramento, separa o que se pretende mostrar do que se pretende esconder. Grandes fotos da imprensa foram feitas dessa forma (como a foto que Flávio Damm tirou em 1958 do presidente Juscelino Kubitschek esperando pelo helicóptero para inaugurar o heliporto no telhado do Palácio do Catete em que ele “parece” ter asas porque está na frente de uma águia de concreto; ou a fotografia de 1981 do fotógrafo Jair Cardoso, também publicada no Jornal do Brasil, em que o ultimo governante do regime militar aparece em uma cerimônia em trajes civis, mas espertamente o fotógrafo captou um general batendo continência em segundo plano e “botou” o quepe e a mão na cabeça de Figueiredo; ou mais recentemente, em 2008, a foto em que Lula Marques, utilizou a mesma “técnica” para colocar orelhas de Mickey Mouse no presidente venezuelano Hugo Chavez e ganhou a primeira página da Folha de São Paulo).<br />Algumas vezes, essas fotos trazem mais informação para o leitor, o que é uma das funções do jornalismo. Em outras, trazem um tom de leveza e humor muitas vezes bem vindo. Mas também podem ser instrumento político capcioso e desleal.<br /><br />Por isso, muito mais importante do que as informações falsas na tal ficha fraudada da Dilma, é a sua imagem com a pecha de terrorista, assaltante e guerrilheira capturada pela polícia estampada na primeira página do “maior jornal do Brasil”…<br /><br />Infelizmente, esse tipo de coisa não pode ser levado na brincadeira, não!<br /><br />Em tempo: nem toda brasileira é bunda!!!!Anonymousnoreply@blogger.com