Crianças traduzem declaração de direitos humanos por meio do cordel


Trabalho é feito pela rede de
educação integral de Pernambuco.
Redação, Portal Aprendiz / Envolverde

“Todo ser humano/ tem direito à liberdade/ dotado de consciência e justa dignidade”.A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi interpretada como literatura de cordel pelas redes de educação integral de Pernambuco que estão reunidas em Olinda até esta quarta-feira, 24 de outubro, no Hotel 7 Colinas. As redes participam do III Encontro Regional de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação.

As redes de educação integral são constituídas por escolas públicas, organizações sociais, CRAS e outros parceiros locais, reunidos em projetos apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação, em Recife, Olinda e Igarassu. O III Encontro Regional está debatendo a relação entre educação e o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA). Hoje, quarta-feira, 24 de outubro, o SGDCA será tema de conferência do Dr. Élio Braz Mendes, Juiz da 2ª. Vara da Infância e Juventude do Estado de Pernambuco, e de Karina de Paulo Lira, assessora programática em Proteção e Coordenação técnica da equipe de Assessores Programáticos da Ong Visão Mundial, enfermeira sanitarista e mestranda em Saúde Coletiva na UFPE.

Esta terça-feira, dia 23, foi dedicada ao debate sobre a importância das redes para fortalecer o SGDCA e à discussão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Após debates em grupo, os 30 artigos da Declaração foram traduzidos na linguagem da literatura de cordel. Cada grupo tratou de seis artigos da Declaração Universal, adotada pelas Nações Unidas a 10 de dezembro de 1948.

“Proclamando o que foi dito/ na presente Declaração/ independente de cor, raça ou sexo/ sem nenhuma distinção/ o ser humano tem direito/ ao seu lugar nesta nação”, afirmou o grupo que estudou os artigos 1 a 5. O grupo que tratou dos artigos 6 a 10 destacou: “O povo também precisa/ do Estado ou da Nação/ de um orientador que lhe defenda/ com justiça e dedicação/ é o artigo oitavo/ que garante essa ação”.
Matéria Completa, ::AQUI::

Comentários

Recomendado para Você..