“Pesquisa
revela o bombardeio de comerciais nos canais infantis nas semanas que
antecederam o Natal.
Reinaldo Canto, Envolverde
Cena comum e corriqueira em um supermercado
de alguma cidade brasileira: uma menina de quatro anos de idade (1) adentra ao
estabelecimento acompanhada de sua mãe. Na área destinada aos cosméticos e
produtos de higiene, a criança se dirige à prateleira, pega um sabonete e pede
à mãe para comprá-lo. É que aquele produto é um velho conhecido, pois aparece
com frequência na TV durante os intervalos de seus desenhos preferidos.
Outros bens de consumo, além de uma
infinidade de brinquedos e jogos de todos os tipos e preços são exibidos em grandes
quantidades diariamente nos canais com programação infantil. Se esta informação
não representa novidade para os pais, principalmente na enorme pressão exercida
pelos filhos nas proximidades de datas festivas (Páscoa, Dia das Crianças e
Natal), a pesquisa divulgada às vésperas do dia do consumidor (15/3) revela a
dimensão do problema.
O estudo conduzido pelo Observatório de
Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Instituto
Alana e sob coordenação do professor Edgard Rebouças, concluiu que as nossas
crianças estão sendo submetidas a uma verdadeira overdose de comerciais
exibidos nos intervalos dos programas infantis. O objetivo do trabalho é
acompanhar e monitorar a publicidade dirigida às crianças em 15 emissoras de
televisão, abertas e fechadas, nos períodos de grande apelo de consumo.”
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