Blogs e sites ajudam famílias a encontrar vítimas das enchentes de SC

“Os sites de relacionamento e as páginas pessoais, como blogs e twitter ganharam uma nova função nas últimas semanas. Preocupados com a tragédia provocada pelas chuvas no Estado de Santa Catarina, jovens universitários criam páginas na web para auxiliar a população a encontrar parentes e amigos desabrigados.

O nome de uma dessas páginas na internet resume a função da ferramenta: "Blog Desabrigados de Itajai". Criado por Alexandre Reis Felipe, estudante do curso de arquitetura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o blog publica listas de desabrigados, desalojados e o nome de vitmas que já foram acolhidas em casas de amigos e parentes. Em três dias de existência, o blog já computou mais de 25 mil acessos.

O jovem aspirante a arquiteto percebeu que, além de doações, as pessoas da cidade precisavam de informação. "À medida que as vítimas das enchentes dos rios Itajaí Açu e Itajaí Mirim começaram a chegar ao alojamento da Univali, percebemos que as pessoas tinham a necessidade e ansiedade de encontrar e obter notícias sobre familiares, amigos e conhecidos", diz o texto que justifica a criação do blog.

Para que o trabalho surtisse efeito rapidamente, o garoto chamou amigos e professores para colaborar. A estudante de jornalismo Larissa Luise Tietjen é uma das responsáveis por monitorar os e-mails que o blog recebe diariamente, percorrer abrigos em busca de listas e nomes de vitimas e fazer o intercambio de informação com a imprensa local. Segundo ela, quando foi convidada para participar, a função seria escrever reportagens para o site. Porém, em poucos dias, a iniciativa - até então pontual- ganhou outros contornos e responsabilidades. "Eu entrei para escrever pequenos textos sobre o restabelecimento dos serviços básicos da cidade e fui ficando pra ajudar a moderar as centenas de comentários que buscam por desabrigados. Auxílio na atualização das listas e estou o tempo todo fazendo contato com as rádios e TVs", explica a garota.”
Amanda Demetrio e Lívia Machado, Último Segundo
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..