Dia do Saci vai vencer o Halloween, diz biógrafo de Lobato

“Leia entrevista com o pesquisador, jornalista e saciólogo (por favor, não confundir com sociólogo) Vladimir Sacchetta, autor de uma biografia do Monteiro Lobato e integrante da Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci). "As bruxas do Bush, que antes estavam circunscritas às escolas de língua inglesa, invadiram até a rede pública de ensino. Mas a vitória do Saci sobre elas virá, disso não tenho dúvida", diz Sacchetta.

Sacchetta fez boa parte da campanha que resultou na aprovação do Dia do Saci na cidade de São Paulo e no Estado de São Paulo em oposição ao americano Dia das Bruxas.

Agora, por que existe essa rivalidade? Ela existe porque o Saci, depois de perder seu maior patrocinador em 1948, quando morreu Monteiro Lobato, ficou um tanto à mercê das memórias interioranas. Nunca foi esquecido, mas andava meio que abandonado numas florestas ainda não desmatadas por aí.

Até que ele arrumou um grande articulador: é sério, por trás da instituição do 31 de Outubro como o Dia do Saci não está apenas um deputado federal nacionalista. Está Vladimir Sacchetta. Sacchetta também propôs ao MST que "assaciasse" o Saci à educação infantil organizada nos acampamentos.

Ele ainda é o organizador da mostra itinerante do Saci, como sacis antigos e modernos, obra de cartunistas do naipe de Voltolino, Angeli e Paulo Caruso, entre outros, inaugurada em 2005 na Biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo. Atualmente, ela não está em lugar nenhum, mas como ela é itinerante e é do Saci, qualquer hora ela aparece, sem avisar, perto da sua casa, num redemoinho.”
Vermelho.org / Capa: J U Campos
Entrevista Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..