Globo terá de indenizar ONG por fuga de gato-do-mato

"A TV Globo foi responsabilizada pela fuga de um gato-do-mato durante as gravações da mini-série “A Muralha”. A Justiça paulista condenou a emissora de televisão a pagar indenização, por dano ao meio ambiente, no valor de R$ 400 mil. O dinheiro será revertido para o Fundo de Interesses Difusos ou Lesados do Estado de São Paulo. A decisão, por maioria de votos, é da Câmara Especial de Meio Ambiente. Cabe recurso.

O gato-do-mato aparece nos dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) com espécie “vulnerável”. Nessa classificação estão os animais que enfrentam um risco alto de extinção na natureza, com probabilidade de pelo menos 10% em 100 anos.

Entre setembro de 1999 e janeiro de 2000, a TV Globo tomou emprestados dois gatos-do-mato da ONG Associação Mata Ciliar, que tem sede no município de Jundiaí. Os animais silvestres seriam usados em tomadas de gravações da mini-série no Rio de Janeiro. No dia 23 de janeiro, o felino macho fugiu para uma área de Mata Atlântica próxima ao estúdio do Projac, na capital fluminense. A Globo contratou equipes para recapturar o animal foragido, mas as buscas se mostraram infrutíferas.”
Fernando Porfírio, Consultor Jurídico
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..