Fundação Casa, antiga Febem: novo nome, velhas práticas

“Em visita às unidades da fundação, equipes de fiscalização encontraram uma situação muito semelhante à registrada quando a instituição ainda se chamava Febem, antes de 2007.

A mudança de nome da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) para Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa), não alterou o tratamento dispensado aos adolescentes encarcerados em São Paulo. Pelo menos foi o que constatou um grupo de entidades de direitos humanos que, na última segunda-feira (08), visitou 20 unidades destinadas a adolescentes na capital paulista e no interior de São Paulo.

A integrante da organização Acat Brasil, Gorete Marques, relata que as equipes de fiscalização encontraram, na Fundação Casa, uma situação muito semelhante à registrada quando a instituição ainda se chamava Febem, antes de 2007. O histórico de violência, por exemplo, permanece o mesmo, com denúncias de maus-tratos, espancamentos, humilhações, violência psicológica e moral. "Alguns relatos foram confirmados pelos adolescentes. E eles estavam com medo de retaliação, pois nós iríamos embora e eles tinham medo de apanhar", conta.

Na unidade Japurá, no bairro do Brás, em São Paulo, dez jovens ficaram feridos no dia 2 de dezembro durante um suposto confronto com funcionários. Um deles, atingido por uma cadeira, levou oito pontos na cabeça.”
Patrícia Benvenuti, Brasil de Fato
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..