A gênese de um blog em uma tragédia

“A catástrofe em Blumenau também deu origem a diversas iniciativas na blogosfera, que acompanharam em tempo real os fatos ocorridos a partir da tarde daquele sábado, 22 de novembro de 2008. Mas uma se destacou pela rapidez, agilidade e determinação em informar utilizando com maestria as ferramentas digitais.

A história passa a fazer parte da coleção de vivências de quem vive e acompanha a ecologia digital. Após horas ilhada pela enchente em algum canto da cidade, a blumenauense Juliana Maria da Silva, 33 anos, publicitária e consultora de comunicação, arriscou colocar seu carro na água que já se acumulava em ruas e ribeirões. No trajeto até sua casa, em um bairro alto, percebeu que não seria um dia comum. Após ligar o seu microcomputador na busca de informações, percebeu que os grandes meios de comunicação da cidade ainda não haviam se organizado na cobertura daquela que viria a ser a maior tragédia do Estado.

Alguns telefonemas trocados com amigos de diversos locais da região, e a certeza de que viveria uma jornada. Nascia, nesse momento, o www.allesblau.net (“tudo bem” em alemão), um blog colaborativo, que iria preencher um vácuo informativo durante toda a semana. Por meio de ferramentas interativas como o Twitter, e-mail, orkut, Gtalk o blog ofereceu um conteúdo multimídia sobre a catástrofe que com certeza vai merecer um estudo aprofundado de pesquisadores, para se colocar mais alguns tijolos no edifício da compreensão destes tempos surpreendentes, embora esperançosos.”
Manoel Fernandes Neto, NovaE
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..