Mestres da cultura popular se encontram no Ceará

“Com a oralidade ou com as mãos, o corpo, a voz ou o sagrado, eles se tornaram mestres da cultura popular. Mais de 300 deles estão no cariri, região verde no meio do sertão do Ceará, onde ficam as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Até o próximo sábado (6), esses municípios sediam o 4º Encontro Mestres do Mundo e o 3º Seminário Nacional de Culturas Populares. Na programação, todas as manhãs, acontecem em Crato as chamadas rodas de mestres.

São momentos de diálogo com a população e de troca de saberes entre os mestres. Num clube da cidade, distante 10 quilômetros de Juazeiro do Norte, eles interagem livremente em cinco rodas – que correspondem às linguagens que desenvolvem.

Mestre Raimundo Anicete é um deles. Comunicativo, conduz a Banda Cabaçal dos Irmãos Anicete, uma das mais populares da cidade. E ela existe há duas gerações: são 175 anos de existência.

“A minha banda foi meu pai quem fundou. Ele faleceu com 104 anos de idade. Deixou seis filhos aqui, todos tocadores. Esses meninos são todos mestres, artistas da nossa região. Antes de falecer, ele pediu que nós não deixássemos a banda acabar”, conta Raimundo, que, embora chame os irmãos de meninos, é o mais novo, com 75 anos.”
DCI / ABr
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..