Relançamento de livro contribui para debate sobre ditadura militar

“A segunda edição revista e ampliada do livro ''Dos Filhos deste Solo'', dos jornalistas Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio, será lançado, nesta quarta-feira (17), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, como parte da programação da 11º Conferência Nacional de Direitos Humanos. O livro trata dos mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura (1964-1985). A primeira edição saiu em agosto de 1999 e estava esgotada havia cinco anos.

Lançado há nove anos, o livro, que reúne dados e informações sobre as reais circunstâncias das mortes e desaparecimentos de aproximadamente 400 pessoas durante o regime militar, foi atualizado e ressurge num momento em que a sociedade discute a necessidade de julgamento e punição dos torturadores e a urgência de abertura dos arquivos da ditadura militar.

A segunda edição tem 700 páginas, 170 fotos a mais e centenas de casos foram incluídos ou revisados. A nova edição inclui, além de um prefácio do ministro da Justiça Tarso Genro, informações sobre avanços ocorridos com as duas modificações da Lei 9.140/95, em 2002 e 2004, que reconheceu a responsabilidade do Estado nas mortes e desaparecimentos de opositores políticos.

Dos filhos deste solo conta a história da luta do povo brasileiro por democracia, contra a ditadura militar (1964-1985), a partir de relatos que descrevem a trajetória de militantes que, por participarem de organizações de resistência ao regime, foram presos, torturados e mortos – alguns até hoje desaparecidos - por agentes do Estado.”
Márcia Xavier, Vermelho.org
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..