El Ambia: "Não creio em Deus branco"

Claudio Leal, Terra Magazine

"Que tipo, esse poeta Eloy Machado na tarde habanera. Olhos mortiços de quem sorve a delicadeza de viver e morrer num bar, Eloy é "El Ambia", bardo dos negros cubanos, 68 anos. Impõe-se no passo de Changó e de Obatalá, nas contas de seus orishas, na cadência sábia do copo de cerveja.

Sob as árvores do pátio da União de Escritores e Artistas de Cuba, um hermoso casarão do bairro de Vedado, em Havana, Ambia mastiga as palavras; antes que resolva soltá-las, elas pendem da boca, musicalmente:

- Dormia no parque e nas cadeiras com minha mãe. Minha infância terrível... Graças à Revolução me tornei uma pessoa famosa em meu país. Famosa, não. Aceitável.

Nascido na rua San Lázaro, gramou uma pobreza febril. A mãe limpou banheiros de prostíbulos para sustentar os dois filhos (dedicaria a ela o poema "Pobrecita mi mamá"). Mais tarde, no ofício de operário, Ambia cortava pedaços de sacos de cimento para registrar instantes poéticos.

Num dos canteiros de obras, o comandante Efigenio Ameijeiras Delgado, veterano do Granma e da Sierra Maestra, conheceu os versos do poeta municipal. Levou-os ao poeta federal, Nicolás Guillén. Não era um nascimento, mas seu batismo literário.

Bem se refere a Ameijeiras e o general surge entre as cadeiras do bar.

- Um momento. Vou falar com o comandante.

De boné, passo lento, Ameijeiras procura companhia para um trago. Embora cumprimente a granel, não se demora. Uma amiga clama ao poeta que o apresente à mesa. "Não, deixe ele lá", reage Ambia, algo escabriado.

- Um comandante que é um irmão - define.

Passado o minuto da continência, tiremos o chapéu para apresentar o monarca desta tarde. Autor do poema "Soy todo", musicado por José Loyola Fernández e gravado pelo grupo Los Van Van, convertido em sucesso nacional, Ambia entrelaça a nostalgia da ancestralidade africana com o amor telúrico por Cuba. Bêbedo de Abakuá e de rumba."
Matéria Completa, ::Aqui::

-----------------------------------------------------------------------------------

Soy Todo (amparame) - Los Van Van

Comentários

Recomendado para Você..