Enquanto a crise não vem

João Luiz Sampaio, O Estado de São Paulo

“Com patrocínios ainda vinculados a receitas do ano passado, entidades de concerto e orquestras montam temporadas repletas de estrelas para 2009

"Para nós, foi como um rolo compressor depois do qual ainda estamos tentando nos recuperar", diz o superintendente da Sociedade de Cultura Artística Gerald Peret sobre o segundo semestre do ano passado. Primeiro, o incêndio que pôs abaixo o histórico teatro da entidade; em seguida, a crise financeira mundial. "Foi necessário fazer alguns ajustes, mas, enfim, temos de seguir em frente, não podemos parar", diz, resumindo de alguma forma a tendência da programação erudita prevista para 2009, contra todas as probabilidades, uma das melhores dos últimos anos, em quantidade e qualidade.

Na verdade, como lembrou Sabine Lovatelli, do Mozarteum Brasileiro em entrevista recente, o ano está garantido em parte porque os recursos de leis de incentivo utilizados referem-se ao - bom - ano de 2008 das empresas. Peret completa. "Nós não tínhamos tanto dinheiro assim na bolsa", brinca. "Enfim, o fato é que neste momento ainda vivemos a fase da incerteza, do medo. Os ajustes que precisamos fazer foram motivados pela desistência de Buenos Aires com relação a algumas atrações. "Trocamos algumas atrações e, para outras, fomos atrás de subsídios", diz.

Foi o caso das orquestras francesas, que vêm ao País com ajuda do governo do França, no espírito da programação do Ano da França no Brasil. Pelo Cultura Artística, estão programados a Orquestra dos Champs-Elysées, com regência do grande Philippe Herreweghe; o pianista Jean-Yves Thibaudet, que sola ao lado da Orquestra da Suisse Romande (o maestro é outra estrela da regência, Marek Janowski); e a meio-soprano Nathalie Stutzmann. Outras atrações incluem o Concerto Köln, a violinista Hilary Hahn, o Emerson String Quartet, a Filarmônica de Israel, a Camerata Salzburg, o pianista Arcadi Volodos e a Orquestra da Wiener Akademie.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..