Genialidade

Ricardo de Mattos, digestivo Cultural

"O fim da alma, em sua evolução, é atingir e realizar em si e em volta de si, através dos tempos e das estações ascendentes do Universo, pelo desabrochar das potências que possui em gérmen, esta noção eterna do Belo e do Bem, que exprime a idéia de Deus, a própria idéia de perfeição." (Léon Denis, em O problema do ser, do destino e da dor).

O tema da Genialidade, proposto para o Especial do mês, será aqui abordado com a especialização de premissas gerais que adotamos em nossas reflexões a respeito do Homem e seu papel no planeta. A base maior é a compreensão de um Criador responsável pela existência do que vemos e do que não vemos. Em seguida, a compreensão de que fomos todos criados diretamente por Ele e encaminhados para a trilha da Evolução. Entendemos que a Evolução dá-se em dois planos, o que justifica a existência de um corpo material provisório sobre o qual atua a inteligência individualizada e imortal, atuação pautada pelo seu estágio de amadurecimento. Estamos convictos, enfim, de que uma só existência corpórea é insuficiente para cumprir todo um programa de depuração intelectual e moral, e de que a vida imaginada pelo ser só é plena e real no plano espiritual. Não é questão de Fé, impressão causada pela predominância, no Brasil, do aspecto religioso do Kardecismo.

Todo espírito é criado simples e ignorante, para que desenvolva por si sua própria inteligência e garanta o mérito de seu trabalho. Recorrendo a um Deus que é absoluto em todos seus atributos, não seria fácil explicar Sua Justiça com base na diversificação de privilégios: uns mal sabendo empilhar dois pratos sem quebrar três, outros embasbacando-nos com suas conquistas nas Artes e nas Ciências. Como indivíduos dos mais diversos níveis de intelectualidade e de moralidade coexistem no mesmo plano, e como o homem moderno ignora, ou mesmo rejeita, o conhecimento de encarnações sucessivas e gradativas, o resultado são o pasmo contínuo e a revolta."
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..