Sessão de cinema "comemora" fim da Era Bush

Aloisio Milani, Terra Magazine

“O final do documentário Um novo século americano, dirigido pelo italiano Massimo Mazzucco, decreta o silêncio do cinema na Avenida Paulista, em São Paulo. Quatro ou cinco deixam a sala. O restante fica paralisado pela sucessão de fatos que procurava provar que a administração de George W. Bush manipulou informações e mentiu despudoradamente para empreender uma escalada militar sem precedente.

Como outros autores, também sugere que o 11 de Setembro foi montado pelo próprio governo dos Estados Unidos para causar medo e justificar suas guerras unilateralmente. No bate-papo póstumo, o diretor Fernando Meirelles, autor de Ensaio sobre a cegueira, e que comprou a exclusividade de exibição da fita no Brasil, crucifica sem pudores: "Esse filme é a comemoração do fim da Era George W. Bush".

Recentemente, Meirelles repassou o troféu "Paulistanos do Ano 2008", da Veja São Paulo, para o juiz Fausto de Sanctis, que condenou o banqueiro Daniel Dantas à prisão. Agora, o diretor de Cidade de Deus e Jardineiro fiel ajuda a trazer para as salas brasileiras o manifesto contra a política do seleto grupo dos neocons de Bush: Dick Cheney, Donald Rumsfeld, Paul Wolfowitz e Richard Perle.

"Eu vi uma versão anterior desse filme na Mostra de São Paulo. Pouca gente assistiu, acho que só 40 pessoas viram. Mas, comprando as teses dele ou não, é um filme que merece ser visto. Por isso, eu comprei os direitos", diz Meirelles na exibição desta segunda-feira, 19, véspera da posse de Obama. De propósito, a pré-estréia foi escolhida para coincidir com o fim do governo Bush.”
Artigo Completo, ::Aqui::

------------------------------------------------------------------

Cenas: Novo Século Americano

Comentários

Recomendado para Você..