Somos todos excluídos digitais

Eugênio Bucci, Observatório da Imprensa

"Reproduzido do Estado de S.Paulo, 9/4/2009; título original “Eu sou um excluído digital”, intertítulos do OI

"Vamos almoçar/ Sentados na calçada/ Conversar sobre isso e aquilo/ Coisas que nóis não entende nada." (Torresmo à Milanesa, samba de Adoniran Barbosa e Carlinhos Vergueiro)

Acaba de sair no Brasil um livro polêmico: O culto do amador, de Andrew Keen (Rio de Janeiro: Zahar, 208 páginas). Já no subtítulo, ele deixa claro a que veio: "Como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores". Para Keen, a internet promoveu os amadores – em música, cinema, educação, jornalismo, saúde etc – à condição de donos da verdade. Por isso ela seria destrutiva.

Há que se conceder que o autor se fundamenta em fatos. Relata, por exemplo, a agonia de jornais impressos, que enfrentam dificuldades sem precedentes diante da oferta esmagadora de "informações" na rede. "Informações" entre aspas, bem entendido. Produzidas por gente que a gente nunca sabe direito quem é, elas têm credibilidade nula. Mesmo assim, às vezes "colam" e viram "verdade" por alguns dias. Enquanto isso, as redações tradicionais encolhem, cambaleantes, em sucessivas ondas de demissões. O jornalismo mergulhou numa crise que, sem exagero, podemos chamar de histórica. Se qualquer um pode fazer as vezes de repórter em suas horas vagas, por que é que a sociedade vai precisar de jornalistas profissionais? Por que vai pagá-los?

Os estragos perpetrados pela rede mundial de computadores não ficam por aí. O autor mostra a agonia da indústria fonográfica num mundo em que as pessoas já não compram CDs: "baixam" as músicas diretamente da internet. Em geral, pirateadas. Keen também critica frontalmente a Wikipédia, a enciclopédia virtual em que qualquer um pode escrever ou corrigir qualquer verbete e que desbancou a Britannica.com, que conta com dezenas de prêmios Nobel no seu quadro de colaboradores e é editada por profissionais."
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..