Estudo: 45% dos brasileiros diz ter preconceito contra gays


Agência Brasil

“Uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo e divulgada nesta quinta-feira durante o 6º Seminário Nacional pela Cidadania LGBT , na Câmara dos Deputados, aponta que 45% dos brasileiros assume que tem preconceito médio ou alto contra gays, lésbicas, travestis ou transexuais.

Os dados também indicam que 25% das pessoas se classificam como homofóbicos, aqueles que têm ódio ou não toleram homossexuais. Desses, 19% admitem uma homofobia média e 6% assumem uma homofobia forte.

"É um preconceito bastante elevado", comentou o coordenador da pesquisa e professor de sociologia da Universidade de São Paulo, Gustavo Venturi. A pesquisa foi feita em duas fases. Na primeira, 2 mil pessoas em 150 municípios de 25 Estados foram entrevistadas. Na segunda fase, foram entrevistados 413 gays e lésbicas de nove regiões metropolitanas do País.

Durante o seminário, foi divulgado o Plano Nacional LGBT, com sugestões de ações e políticas públicas de combate ao preconceito e da homofobia. Entre as principais reivindicações, estão a criminalização da homofobia, a legalização da união estável e a regulamentação do nome social direito, no qual a pessoa tem de ser tratada de acordo com o sexo que se reconhece, e não com o nome da certidão de nascimento.

"Nossa luta é pela adoção do nome social. Isso não vai ser uma alteração de registro", explicou a presidente do grupo Dignidade, Rafaelly Weist. "Às vezes, eles me vêem como mulher, mas me tratam como homem. Tudo por conta da minha genitália, que a pessoa nem vê", completou.

O Plano Nacional LGBT também sugere a criação de campanhas para esclarecimento da população, além de ações conjuntas com ministérios para cursos de capacitação e ações específicas no combate à homofobia.

"Não queremos passagens aéreas, nem castelo, nem aposentadoria especial. Só queremos ser tratados como qualquer pessoa, como se trata qualquer ser humano", disse o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), Toni Reis.”
Foto: Antônio Cruz, ABr

Comentários

Recomendado para Você..