Intervalo da consciência

O que temos como legado desses tempos em que vivemos não é fácil de descrever ou diagnosticar com a simplicidade tão comum aos que se cercam de certezas absolutas, inapeláveis, definitivas.

Eduardo Bomfim, Vermelho.org

O correto, acredito, é a compreensão de um Brasil cheio de contradições, por se fazer na maioria das coisas, em um mundo em profunda mutação científica e tecnológica, em meio a uma crise econômica mundial profunda onde paradigmas tidos como irrefutáveis desmoronam diariamente.

Tudo isso, produz uma crise multilateral que atinge os conceitos sobre a economia, a falência dos modelos das instituições internacionais surgidas após a segunda grande guerra mundial. Mas não fica somente restrita às bases objetivas das sociedades contemporâneas - as relações de produção, o mercado, o comércio internacional etc.

O que emerge, igualmente, é uma crise moral e nas estruturas sociais, de caráter multilateral, ou seja, em várias direções. E aqui não vai uma observação de conteúdo falso moralista ou puritana, mas a constatação do problema da moral sob o ângulo da cidadania e da coisa pública.

O que se apresenta é uma falência dos valores que compunham essa determinada época sob a égide do capital hegemônico, transformado em Deus, no Alfa e no Ômega das sociedades, como aquele antigo remédio, a “Maravilha Curativa”, a alquimia, a mística, para todos os males da saúde.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..