Latinos tomam conta dos EUA

Eliakim Araujo, direto da Redação

"O Bureau do Censo nos Estados Unidos divulgou na quinta-feira o resultado do recenseamento de julho de 2008. Os estrangeiros e os grupos minoritários estão ocupando cada vez mais espaço na terra de Tio Sam.

Um terço da população do país é formada por minorias, com supremacia absoluta dos hispânicos. As minorias somam 104.6 milhões de pessoas, ou 34% da população total do país, que subiu para 304.059.724. Com relação aos hispânicos (ou latinos), pode-se dizer que um em cada seis residentes nos Estados Unidos, ou seja, 46.9 milhões é hispânico ou de origem hispânica.

Apesar do ódio que certos grupos conservadores - com resquícios ainda da famigerada Ku klux Klan - que encontram apoio em setores da mídia, a presença dos latinos é vista com otimismo por intelectuais e estudiosos do fenômeno migratório. Ken Gronbach, autor de "The Age Curve: How to Profit from the Growing Demographic Trend", assinala que a rápida expansão da população latina tem um saudável impacto sobre a economia. Veja o que ele diz:

"Os latinos salvaram o nosso país. Eles representam 14 por cento da população, mas 25 por cento de todos os nascimentos. Os Estados Unidos são a única nação industrializada ocidental com uma taxa de fertilidade 2,2 por cento, acima da taxa de mortalidade".

Uma curiosidade: os brasileiros nos EUA são considerados como latinos para efeito de estatística.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..