Sociologia da música caipira & da música sertaneja

Algumas pessoas indagaram por que, volta e meia, encaixo algum trecho de músicas em meus escritos. Outras sugeriram abordagem da celeuma música caipira & música sertaneja, que mencionei em ''O nheco nheco balançado, cum fungado e cafuné'' (O TEMPO, 19.5.2009). Muitas outras estranharam que uma ''pessoa viajada como você'' (no caso, eu!) cultue essa coisa atávica da caipirada: o gosto pela sanfona, moda de viola etc...

Fatima Oliveira, Vermelho.org

Amo música e gosto de cantar. Não tenho uma voz e tanto, mas sou afinadíssima em meu naipe de contralto. Sou muito musical e do tempo em que canto orfeônico era uma disciplina escolar. Aprendi a solfejar e a ler partitura... Em ''Guarnicê para a música na educação básica'', louvei a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica: lei nº 11.769, de 18.8.2008, sob a justificativa de que ''estudos e pesquisas mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças, jovens e adultos'' (O TEMPO, 26.8.2008).

Ser desasnada em música é um privilégio. Participei de corais do primário à universidade. Foi integrando corais que aprendi a ética da convivência grupal, a deferência à disciplina e o adestramento para a fusão de sopranos e contraltos (vozes femininas), e tenores e baixos (vozes masculinas) em doce harmonia que aparentam ser uma única voz. Um coral é um bem cultural incomensurável, fonte donde jorra incessantemente a educação musical e o culto ao belo.

Voltando às disputas discursivas música caipira & sertaneja, recorro a Elizete Ignácio Garcia, em ''Música Caipira e Música Sertaneja: classificações e discursos sobre autenticidades na perspectiva de críticos e artistas'', que discorre sobre as tentativas de delimitação, definição e diferenciação entre música caipira (autêntica?) e sertaneja (inautêntica?) para ''analisar a relação entre as diversas classificações e reclassificações feitas em torno dos gêneros musicais conhecidos como música caipira e música sertaneja e o debate sobre a ?autenticidade? na e da música''. Seria a música sertaneja um gênero rural urbanizado? Talvez.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..