Filme brasileiro é premiado pela Unesco

AdNEWS

“Depois de ter conquistado o prêmio do júri popular no Festival de Curtas de Tóquio no mês passado, o filme A Menina Espantalho acaba de ganhar dois prêmios no Uruguai. O curta participou da mostra competitiva do Divercine - Festival Internacional de Cinema Infantil de Montevidéu, onde ganhou o prêmio de melhor curta de ficção, além do prêmio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Selecionado pelo Edital Curta Criança em 2007 - uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da TV Brasil, o filme tem 13 minutos de duração e conta a história de Luzia, uma menina que mora no campo com seu irmão Pedro e seus pais. Quando Pedro começa a frequentar a escola, Luzia manifesta vontade de acompanhar o irmão. O pai autoritário não respeita o desejo da filha e ainda a obriga a espantar os pássaros da plantação de arroz. Mesmo vivendo essa adversidade, Luzia dá a volta por cima e aprende a ler no meio do arrozal.

Escrito e dirigido por Cássio Pereira dos Santos, o curta estreou no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em novembro de 2008, onde recebeu uma menção honrosa, prêmio de melhor roteiro e troféu da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

As cidades mineiras de Cruzeiro da Fortaleza e Brejo Bonito, na região do Alto Paranaíba, foram o cenário da história de Luzia. À exceção de Vinícius Ferreira, ator profissional de Brasília, todo o elenco foi formado por atores não profissionais de Cruzeiro da Fortaleza: Pâmela Silva, nove anos, protagonista do curta, Otávio Santiago, nove anos, no papel do seu irmão Pedro e Jane Silva, que interpreta a mãe da protagonista.”

--------------------------------------------------------------

A Menina-Espantalho

Comentários

Recomendado para Você..