Filme da Mostra de Cinema questiona inconsistência na mídia


Marcela Rocha, Terra Magazine

“Como parte da programação da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme "Abraço Corporativo" de Ricardo Kauffman, será exibido em quatro sessões. A primeira acontecerá no Museu de Imagem e Som (MIS), nesta quarta-feira, 28, às 19h50, seguida de um debate com o diretor.

Ricardo é jornalista, roteirista e pesquisador. Seu filme conta a busca de um consultor de Recursos Humanos por espaço na mídia e serve como ponto de partida para uma reflexão sobre o crescimento dos espaços de notícia e o papel do jornalismo brasileiro.
Segundo o cineasta, a pretensão do filme é "conversar com todo mundo". Ele explica que não se trata de um filme só para dialogar com jornalistas. "Evidentemente que quem faz comunicação é um público óbvio, mas nas seções prévias que fiz, o tema do filme dá muito pano para a manga", afirma Kauffman.

A primeira exibição foi feita na Oboré, empresa prestadora de serviços em comunicação popular. Sérgio Gomes, diretor da entidade, disse que há 20 anos não via um debate tão acalorado entre jornalistas. "Foram três horas de debate na sede e depois, no bar, a discussão ainda continuou", brinca Kauffman.

Para não-jornalistas, o interesse e a discussão que nasce com o filme é diferente. "O foco do trabalho é questionar por que a mídia publica histórias inconsistentes", explica o cineasta. "Como todo mundo consome muita informação hoje em dia, o tema do filme acaba caindo no cotidiano das pessoas, então o filme dialoga com todos".

"Abraço corporativo" acompanha um consultor de Recursos Humanos "com um discurso completamente clichê", caracteriza o diretor. "Ele não tem restrições estratégicas para aparecer na mídia", diz Kauffman que acompanhou a trajetória desse consultor para ver se ele conseguiria ou não se inserir na mídia.

- Podia dar certo ou dar errado. Mas a mídia recebeu o consultor.
O filme também reúne depoimentos de profissionais da comunicação e políticos que lidam diariamente com a exposição na mídia. Figuras como Juca Kfouri, Eugênio Bucci, Contardo Calligaris, Bob Fernandes e o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo fazem parte do trabalho de Ricardo Kauffman.

A 33ª Mostra de Cinema de São Paulo teve início no dia 23 de outubro e se estende até 5 de novembro com a exibição de 423 filmes. Os ingressos para os filmes podem ser adquiridos nos próprios cinemas e também na Central da Mostra, montada no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073).”
Foto: Divulgação

Comentários

Recomendado para Você..