Brasil em Copenhague

Feri Betto, Adital

“É uma espinha na garganta do governo brasileiro a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, marcada para dezembro, em Copenhague.

Todos sabemos que o nosso planeta está doente. Nós, humanos, podemos usar máscaras para nos proteger da poluição atmosférica. A Terra não. Ela está irremediavelmente exposta aos efeitos nocivos de nossas atividades que, na ânsia de acumular lucros, afetam a preservação ambiental.

A Terra é um ser vivo. Os gregos antigos a chamavam de Gaia. É também um milagre da natureza. Um pouco mais ou um pouco menos de calor e a vida não existiria em nosso planeta. Ele seria árido e desabitado como Marte ou Vênus.

Calcula a ciência que o Universo existe há 14 bilhões de anos. A Terra, há 4,5 bilhões. Atingida, durante milênios, por meteoros, períodos glaciais, secas prolongadas, ela foi capaz de autorregenerar.
Porém, nos últimos 150 anos, o bicho homem/mulher causou demasiado estrago em seu habitat. Entupiu de lixo rios e mares, desmatou florestas (a Amazônia, em 17% de sua área), contaminou o ar que respiramos... enfim, provocou tamanha degradação, a ponto de, hoje, Gaia ter perdido 25% de sua capacidade de autorregeneração. Só pode ser salva do apocalipse precoce se houver intervenção humana.

Aqui entra a ‘saia justa’ do governo brasileiro. Nele, no que concerne à questão ambiental, há muitas cabeças e pouco consenso. O Brasil é o quarto maior emissor do mundo de gases de efeito estufa. O presidente Lula, capaz de virar a mesa na defesa da melhoria de renda dos mais pobres, nunca priorizou a agenda ecológica. Prova disso é a liberação de sementes transgênicas na lavoura brasileira, o desmatamento progressivo da Amazônia e o silêncio do Planalto quando ministros lobistas do agronegócio e das empreiteiras se queixam de que o Ibama - que avalia o impacto ambiental das obras - atrapalha o progresso... O PAC, por exemplo, é um primor de anabolizante do PIB e de ameaça ao desenvolvimento sustentável.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..