Os Reis Magos, esses desconhecidos

Umberto Eco, The New York Times / Terra Magazine

“Recentemente presenciei, ao acaso, dois episódios interessantes: uma adolescente folhava atentamente um livro de reproduções de arte e outros dois adolescentes visitavam (fascinados) o Louvre. Os três tinham nascido e tinham sido educados em países estritamente laicos e em famílias não tementes. Por isso, quando viam "A Balsa da Medusa" entendiam que alguns coitados tinham acabado de se salvar de um naufrágio, ou que os dois personagens de Francesco Hayez, que estão na Academia de Brera, eram dois apaixonados; mas não conseguiam entender por que o Fra Angélico representou a uma jovem conversando com um homossexual com asas ou por que um senhor transtornado descia de uma montanha aos tropeços carregando duas pedras muito pesadas e emanando raios luminosos pelos chifres.

Naturalmente os jovens reconheciam alguns personagens do Nascimento de Cristo ou em uma Crucificação, porque já tinham visto algo semelhante, mas se nesse contexto eram introduzidos três senhores com manto e coroa, já não sabiam quem eram nem de onde tinham surgido. É verdade que o mesmo acontecia com Mateus, mas essa não é a questão.

É impossível compreender aproximadamente três quartas partes da arte ocidental se não se conhecem fatos do Antigo e do Novo Testamento e as histórias dos santos. Quem é a jovem que olha fixamente um pratinho de prata? É da noite dos mortos vivos? E um cavaleiro que corta ao meio uma roupa, está fazendo uma campanha contra Armani?

Acontece que, em muitos contextos culturais, meninos e meninas aprendem no colégio tudo a respeito da morte de Heitor e nada sobre a de São Sebastião; tudo sobre o casamento de Cadmo e Harmonia, mas nada sobre o casamento em Caná. Em alguns países existe uma forte tradição pela leitura da Bíblia, e as crianças sabem tudo sobre o bezerro de ouro e nada sobre o lobo de São Francisco. Em outros lugares, estudam a Via Sacra e ficam às escuras sobre a mulier amicta solis do Apocalipse.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..