Um por todos

José Luiz Teixeira, Terra Magazine

“A compra das Casas Bahia pelo Grupo Pão de Açúcar, realizada recentemente, seria proibida na minha ilha.

Assim como a "Utopia", de Thomas Morus, também tenho na imaginação uma pequena porção de terra cercada de água por todos os lados na qual estabeleceria minha sociedade ideal.

Ali não seria permitido que uma só pessoa ou grupo fosse dono de grandes corporações - como está acontecendo agora com o empresário Abílio Diniz que passa a deter, sozinho, o controle de várias redes de lojas de varejo do Brasil.

Na minha ilha, cada cidadão só poderia ter uma unidade de cada coisa - seja lá o que fosse.

Só poderíamos ter uma casa, um carro, um sítio, um supermercado, um barco, um banco, um ônibus, um avião, uma fábrica e assim por diante.

Devo esclarecer que não tenho nada pessoal contra Abílio Diniz, homem que merece admiração por seu extraordinário talento empresarial.

Cito-o apenas como exemplo, com a seguinte questão: por que só ele precisa ter todos os supermercados que existem?

Não poderia ser apenas o proprietário da unidade da Praça Pan-americana, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, uma das mais chiques da rede?

Somente com a renda desse ponto, imagino que levaria o mesmo padrão de vida que tem atualmente, com casa, sítio, barco, viagens, incluindo-se aí até eventuais caprichos de sua jovem esposa.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..