Lição de vida

Antonio Tozzi, Direto da Redação

“Recentemente, assisti a um filme que tocou fundo na alma. Trata-se de God Grew Tired of Us (Pátria Proibida), que foca a vida de quatro refugiados sudaneses que emigram para os Estados Unidos fugindo da matança no sul do país promovida por paramilitares que contam com a simpatia do governo do presidente Omar al Bashir. São os chamados meninos perdidos do Sudão.

Antes de falar do filme, vale a pena fazer uma reconstituição de como está a situação no Sudão. O país africano, um dos maiores do continente, vem sofrendo com uma guerra civil. Ou melhor, vem sofrendo com o massacre promovido pela guerrilha Janjaweed, formada por muçulmanos, que partiu com tudo para o sul do país a fim de dizimar a população dos sudaneses cristãos.

Para alcançar este objetivo, tudo é válido. Queima de vilas, execução da população masculina e estupro das mulheres foram (e estão sendo) as armas usadas pelos guerrilheiros muçulmanos para erradicar a presença dos negros cristãos que habitam – ou, melhor, habitavam – o sul do país. No norte, a presença dos negros muçulmanos é marcante, uma vez que o país faz fronteira com os países da África árabe, predominantemente muçulmana.

E o governo do ditador al Bashir, em vez de intervir no conflito, toma claramente o partido da guerrilha Janjaweed e ataca a comunidade internacional que vem criticando a matança dos cidadãos sudaneses do sul. A defesa é a mesma usada pelos ditadores de plantão, isto é, que ninguém tem direito de se imiscuir nos assuntos internos do país.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..