Wim Wenders e Akira Kurosawa são destaques da Mostra de São Paulo

Maratona cinematográfica exibe mais de 400 filmes entre 22 de outubro e 4 de novembro

Marco Tomazzoni, iG

A 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre 22 de outubro e 4 de novembro, tem dois diretores homenageados neste ano, o alemão Wim Wenders e o japonês Akira Kurosawa, em seu centenário. A importância dada para os dois é tanta que, pela primeira vez, o evento conta com um cartaz “dupla face”, ou seja, terá duas versões diferentes. Mais de 400 filmes, em 24 salas da cidade, estão confirmados na programação.

Wenders, que esteve há dois anos no país participando da Mostra, vai inaugurar no Masp, no próximo dia 20, a exposição de fotos “Lugares, Estranhos e Quietos”, inédita no mundo. O diretor de “Paris, Texas” e “Asas do Desejo” desembarca em São Paulo uma semana antes para cuidar pessoalmente dos detalhes. “Serão fotos gigantes, uma ampliação fantástica”, afirmou o diretor e fundador da Mostra, Leon Cakoff, em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (9). Alguns títulos da filmografia de Wenders também serão exibidos, entre eles uma versão do diretor de “Até o Fim do Mundo”, com 280 minutos.

Já Kurosawa (1910-1998) receberá, segundo Cakoff, a “maior celebração mundial” de seu centenário. Em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, trará ao Brasil, primeiro país depois do Japão, a exposição “Kurosawa – criando imagens para o cinema”, que reúne 80 storyboards produzidos pelo cineasta. Com dificuldades para financiar “Kagemusha” (1980), Kurosawa resolveu desenhar o filme inteiro para não perder as ideias que tinha imaginado.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..