O negócio do jornalismo televisivo

Eliakim Araujo, Direto da Redação

“Um fato no mínimo curioso aconteceu na semana que passou no jornalismo televisivo dos Estados Unidos. Keith Olbermann, o mais radical entre todos os opinativos âncoras - considerados de esquerda da MSNBC -, foi suspenso por ter feito contribuições financeiras a candidatos democratas na eleição do dia 2 de novembro. Segundo a direção da emissora, ele infringiu regras internas que não permitem doações partidárias, aparentemente, porque caracterizariam uma tomada de posição.

Ora, certamente essas regras já deveriam ser letra morta há muito tempo, desde que os canais MSNBC e FOX deixaram de lado o compromisso de transmitir notícias com isenção e transformaram o jornalismo televisivo em um negócio rentável com base na opinião de Olbermann, Rachel Maddow e Chris Matthews (MSNBC) e Glenn Beck, Sean Hannity e Bill O’Reilly (FOX). Esses seis âncoras, comentaristas, jornalistas, ou seja lá que nome se queira dar à função que desempenham, se transformaram hoje em armas na guerra entre as duas organizações que amealham grandes lucros com suas análises e comentários decididamente parciais.

Cada uma delas optou pela conquista de um segmento. A FOX, do magnata australiano, Rupert Murdoch, é ostensiva e abertamente republicana, de oposição sem trégua ao governo Obama. Aparentemente lidera a disputa pela audiência entre as emissoras de notícias da TV a cabo. Pesquisa de 2009 indicava que o sinal da emissora entrava em 102 milhões de lares americanos. Seus comentaristas tiveram participação decisiva na recente vitória republicana na eleição de meio de mandato.

Em sentido contrário, trafega a MSNBC – que surgiu de uma parceria entre Microsoft e NBC, embora hoje a empresa de Bill Gates tenha apenas 18% das ações – que resolveu investir no público de pensamento democrata e seus âncoras são considerados de “esquerda”. Em 2009 era vista em 78 milhões de lares.”
Artigo Completo, ::Aqui::
Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Bel disse...

Era tempo que se manipulavam as pessoas veêm porque gostam, Afinal!!! todos tem um controle a disposição.