Férias de Verão são muito curtas


José Luiz Teixeira, Terra Magazine

“Dizem que o ano começa de verdade, no Brasil, só depois do Carnaval. Não é bem assim. Todas as escolas dão início às aulas logo no início de Fevereiro, bem antes do Reinado de Momo.

Acho esse retorno já no início deste mês algo irracional. No meu entender, as férias da molecada deveriam se estender até a Quarta-feira de Cinzas. Pelo atual calendário, o aluno volta para a escola, finge assistir oito ou dez dias de aula, que o professor finge dar, e sai novamente para uma semana de folga, durante o Carnaval.

Essa programação atrapalha a vida dos estudantes, dos pais, dos professores e estrangula a economia do turismo. Quem tem filhos em idade escolar pode contar apenas com os 31 dias Janeiro para viajar, o que provoca vários transtornos e prejuízos.

O primeiro inconveniente começa no emprego dos pais. Todos os colegas do departamento querem férias em janeiro para viajar com a família. Quase saem no tapa para ver quem consegue essa preciosa data, já que não é possível a todos se ausentarem ao mesmo tempo.

Em um emprego que tive, dividia as férias de Janeiro com uma colega, 15 dias cada um. Todo ano era a mesma briga. Em vez de simplificar e limitar-se a escolher entre a primeira e a segunda quinzena do mês, ela insistia em querer sair do dia 10 ao dia 25. Não sobravam duas semanas inteiras para mim.”
Foto: Luiz Guarnieri, Terra
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..