Vai começar o festival de Berlim

Rui Martins, Direto da Redação

“Embora já premiado com dois Ursos de Ouro, o cinema brasileiro não participa este ano da Competição, no Festival Internacional de Cinema de Berlim que começa nesta quinta-feira, mas há uma atração na mostra Panorama: a sequência do filme de José Padilha, Tropa de Elite 2, com projeção amanhã para a imprensa, e em outros quatro dias para o público alemão.

Outro filme brasileiro está na mostra Forum - Os Residentes, de Tiago da Mota Machado, e na mostra dos novos cineastas, a mostra Geração, está o filme de Roberto Targino, Ensolarado, já exibido no Festival de Locarno.

Estou de volta ao Festival de Berlim, como jornalista convidado, depois de uma longa ausência. Deixei de vir a Berlim, alguns anos depois da vitória de Walter Salles com o seu extraordinário Central do Brasil. Ainda hoje me lembro dos longos e demorados aplausos do público ao terminar o filme, naquele fevereiro de 1998, numa verdadeira consagração. Gravei e fiz questão de manter os aplausos no fundo, enquanto anunciava para os ouvintes da CBN e previa uma premiação.

Hoje ao desembarcar e até mesmo me perder no metrô de Berlim, me senti feliz por reencontrar a cidade e poder ver, novamente, tantos filmes de regiões distantes que nunca poderei assistir num cinema comercial. Conheci Berlim ainda dividida e com o Muro, asssisti os primeiros anos da reunificação, ainda vendo filmes da Berlinale, no cinema Zoo Palast e sempre admirei a cidade, diferente de Paris com o charme de ser uma porta para o Leste.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..