Ilustres convidados

Carla Ceres, Digestivo Cultural

“Mês passado reencontrei um de meus livros favoritos: Vidas ilustres, de Hendrik Willem van Loon. Estava na prateleira de preciosidades frágeis, destinada àquelas obras especiais que passaram por várias reencadernações numa tentativa de manter as garras do tempo à distância. Meu exemplar data de 1952, pesa um quilo e suas páginas de letras pequenas ameaçam desprender-se, tornando a releitura um ato de reverência ou destruição.

Podemos encontrar, nas livrarias, exemplares novos e atualizados d'A história da humanidade, primeira obra de Van Loon a alcançar impressionante sucesso desde seu lançamento em 1921. Mas quem se interessar por Vidas ilustres, de 1942, deve garimpar nos sebos, deixando de lado exigências quanto à conservação da capa.

Van Loon nasceu em Rotterdam, Holanda, em 1882. Graduou-se e lecionou na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Jornalista da Associated Press e professor de História e Arte em várias universidades, tornou-se cidadão americano em 1919. Seus livros se destacam não somente pelo estilo elegante e provocador, mas pelos títulos e subtítulos longos. Quer um exemplo?

Vidas ilustres ― em inglês, Van Loon's Lives ― tem por subtítulo "Ou fiel e verdadeira narrativa de inúmeras e notáveis entrevistas com certas personagens históricas, desde Confúcio e Platão até Napoleão e Torquemada, sobre quem sempre tivemos grande curiosidade e as quais vieram jantar conosco em tempos que lá vão". Os capítulos também não deixam por menos: "Capítulo V ― Convidamos três grandes mestres da palavra escrita e falada e somos honrados com a presença de Cervantes, Shakespeare e Molière".

Meu reencontro atual com Vidas ilustres se deve a uma postagem do blog Trágico e Cômico, intitulada "Jantares de gala". Na postagem, o chargista Diogo Salles responde à pergunta que Lívia Yorke lançou na blogosfera: "Se você pudesse jantar com sete pessoas famosas, vivas ou mortas, quem seriam elas e onde se sentariam?"
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..