A ideologia Slow: da ecogastronomia à crítica da velocidade como vetor da globalização capitalista

Dentro do princípio da ecogastronomia, o Slow Food apoia um novo modelo de agricultura, que é menos intensivo e mais saudável e sustentável, com base no conhecimento das comunidades locais”, explica a psicóloga e professora da PUC-RS, Isabel Carvalho.

Redação IHU / Envolverde

“Há uma cultura equivocada da eficiência que relaciona um modo de vida do tipo workaholic como sinal de produtividade. Esta cultura da colonização da vida pessoal pelo trabalho está crescendo e produzindo mais doenças relacionadas ao estresse profissional do que efetiva produtividade”, declara Isabel Carvalho, em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail. Segundo ela, a vida tumultuada da modernidade está interferindo na saúde da população, especialmente porque as pessoas não conseguem dedicar tempo para preparar uma alimentação saudável. “Quem hoje tem condições de investir um tempo significativo na seleção e preparo de alimentos frescos para si e sua família?”, questiona.

Na avaliação da pesquisadora, a indústria alimentícia relacionada às mídias determina “muito do que comemos”. Apesar disso, “o consumo tem se tornado um campo de luta política, de ações afirmativas e, portanto, um campo de possíveis contestações e dissidências em relação às políticas da indústria do alimento e das mídias que trabalham para vender esses produtos”.

Com base no conceito de Slow Food, Isabel Carvalho propõe uma ecogastronomia, quer dizer, a alimentação saudável deve ser entendida como um direito dos cidadãos. “A gastronomia como um direito humano já nasce em profunda sintonia com o movimento ecológico”, aponta.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..