O jornalista que criou Pinóquio


Em 26 de outubro de 1890, morre em Florença o jornalista e escritor Carlo Collodi, um desconhecido diante do personagem infantil que criou: Pinóquio, o famoso boneco de pau com nariz que crescia quando contava mentira. O filósofo italiano Benedetto Croce ressaltou que “a madeira com a qual Pinóquio foi esculpido é a própria humanidade”.

Christiane Marcondes, Vermelho

Carlo Collodi nasceu Carlo Lorenzini em Florença em novembro de 1826. Quando o movimento pela unificação nacional da Itália ganhou força, Collodi mergulhou na política. Aos 22 anos, tornou-se jornalista, lutando pela independência italiana.

Em 1848 fundou o jornal satírico Il Lampione (O Lampião), que acabou em 1849, fechado pela censura. O periódico seguinte, La Scaramuccia (A Escaramuça), teve mais sorte e em 1860 ele ressuscitou Il Lampione. Collodi escreveu também comédias e editou jornais e revistas.

O escritor abandona então o jornalismo, voltando-se para a fantasia infantil. Depois de traduzir para o italiano os contos de fadas do escritor francês Charles Perrault, passou a escrever suas próprias histórias infantis, inclusive uma série sobre o personagem Giannettino.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..