Miles Davis: Deus era negro


Cezar Santos, Revista Bula

“Vinte anos depois da morte do maior gênio do jazz, sua obra segue sendo relançada, como o álbum “Bitches Brew”, que ganhou edição de luxo comemorativa pelo 40º aniversário

Escuro. Denso. Lisérgico. Esquisito. Complexo. Caleidoscópico. Desconexo. Cacofônico. Anárquico. Belo, muito belo... Todos esses adjetivos servem para classificar o álbum “Bitches Brew”, da lenda do jazz Miles Davis, mas talvez o que mais abranja a totalidade do que ele provoca no ouvinte seja hipnótico.

“Bitches Brew” não é fácil de ouvir. Como tudo o que é radical, pode provocar repulsa. Já ouvi mais de uma pessoa dizer que aquilo não é música. Já me perguntaram como alguém (eu) pode gostar daquilo. É uma música que vai a áreas pouco exploradas do aparelho auditivo. Potencializa os efeitos do som nos centros auditivos do tronco encefálico e do córtex cerebral.

Já na época de seu lançamento, em 1970, o vinil duplo sofreu reparos até mesmo de críticos especializados. Miles foi chamado de “traidor”, aquilo não era jazz. A dose é mesmo meio amarga. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em músicas complexas e longas — a que dá nome ao álbum tem 27 minutos; outra tem mais de 20 minutos. O resultado é desafiador mesmo para muitos que acham que conhecem o gênero.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..