O povo sabe o que quer ou ...

Rodolpho Motta Lima, Direto da Redação

“No filme  “A música segundo Tom Jobim”, de Nelson Pereira dos Santos, o universo criativo do compositor é apresentado sem discursos. A mensagem é encadeada pela sequência de músicas e imagens que constituem inesquecível registro de um tempo, não tão distante assim, em que a sensibilidade dos artistas de então – Tom, para muitos, o mais expressivo – pôde gerar obras de perenidade indiscutível. É um documento de uma época de efervescência criativa  que devemos estar sempre trazendo de volta, quem sabe para que se possa estimular a nova geração,  que anda por aí perdida na tentativa de fugir à mesmice de composições repetitivas, vulgares, insípidas, bem ao gosto dos tempos que correm, de valorização do descartável e de consumo de algo que já vem estragado pelos interesses “de mercado” da indústria musical brasileira e de seus cúmplices midiáticos.

O filme dá bem a dimensão planetária do compositor, que teve sua música levada a todos os rincões do mundo, com versões em inglês, francês, alemão, japonês... (Re)ouvir as músicas do Tom na voz de Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra,  já pagaria o ingresso, mas o encanto é saber que foi aqui, no Brasil, que elas surgiram para o mundo, em vozes como as de Maysa, Dolores Duran, Silvinha Telles, Nara Leão, Ellis Regina e tantos outros. Isso tudo prova, para usar as palavras do próprio Tom, que, em muitos casos, "a linguagem musical basta". Essa frase, aliás, aparece ao final do documentário, quase que como a justificar a sua concepção exclusivamente musical (que, para ser honesto, tem  merecido algumas críticas, por fornecer poucas informações, principalmente para o público mais jovem).

Difícil escolher os melhores momentos do filme, mas entre eles estarão, seguramente, os duetos com Frank Sinatra (“Garota de Ipanema”) e Ellis Regina (“Águas de Março”) e as deliciosas interpretações de Silvinha Telles para “Samba de uma nota só” ou de Ella Fitsgerald para “Desafinado”.
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..