Alexandre Pires racista?


Romeu Prisco, Direto da Redação

“Dizem que, finalmente, estamos vivendo num regime democrático, onde se garante ampla liberdade de expressão do pensamento. Todavia, na prática, torna-se cada vez mais perigoso abrir a boca, ou escrever, com abordagem de certos temas, sem correr o risco de ser acusado de racista, homofóbico, discriminador, ou preconceituoso.
No texto "Proclamada nova escravidão", declarei que todo esse "movimento anti-isto e anti-aquilo" não passava de pura demagogia e, agora, tenho mais uma prova a meu favor. Na base do cabide de emprego, para colocação de afilhados políticos, têm sido criadas pelo Governo Federal "Secretarias Especiais", cujos encargos poderiam ser perfeitamente absorvidos por órgãos já existentes.

Uma delas é a "Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial", cuja Ouvidoria aceitou e encaminhou denúncia contra o cantor Alexandre Pires, pela produção de clipe de divulgação da sua música "Kong", onde teriam sido usados "clichês e estereótipos contra a população negra" e "reforçado estereótipos equivocados das mulheres como símbolo sexual" (sic).

Para complicar, um bom advogado de Alexandre Pires, inicial e liminarmente, poderia obter a exclusão da segunda denúncia, sobre "estereótipos equivocados das mulheres como símbolo sexual", por ter sido formulada por órgão incompetente, já que essa atribuição pertenceria à Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. É nisso que dá ficar criando "Secretarias Especiais", que passam o dia a procura de pêlo dentro de ovo.

Agora a pergunta que não quer calar: o negro Alexandre Pires é racista, por ter se identificado a um gorila, no clipe promocional de sua música ? E se, no lugar do gorila, fosse uma pantera negra, ainda assim haveria racismo ? Provavelmente não, mesmo porque, embora este animal ainda não tenha estrelado um filme discutível, como o famoso gorila "King Kong", já existiu um grupo negro revolucionário, nos EUA, denominado "Panteras Negras". Se esta premissa for admissível, então, estaria ocorrendo, isto sim, uma discriminação ao "animal gorila", mas não um racismo afrodescendente. Torcedores do Palmeiras são equiparados aos porcos, do Corinthians aos gambás e do São Paulo aos bambis (nome fantasia de pequenos cervos).”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Recomendado para Você..