A dimensão do profundo: o espírito e a espiritualidade


Leonardo Boff, Adital

“O ser humano não possui apenas exterioridade que é sua expressão corporal. Nem só interioriadade que é seu universo psíquico interior. Ele vem dotado também de profundidade que é sua dimensão espiritual.

O espírito não é uma parte do ser humano ao lado de outras. É o ser humano inteiro que por sua consciência se percebe pertencendo ao Todo e como porção integrante dele. Pelo espírito temos a capacidade de ir além das meras aparências, do que vemos, escutamos, pensamos e amamos. Podemos apreender o outro lado das coisas, o seu profundo. As coisas não são apenas ‘coisas’. O espírito capta nelas símbolos e metáforas de uma outra realidade, presente nelas mas que não está circunscrita a elas, pois as desborda por todos os lados. Elas recordam, apontam e remetem à outra dimensão a que chamamos de profundidade.

Assim, uma montanha não é apenas uma montanha. Pelo fato de ser montanha, transmite o sentido da majestade. O mar evoca a grandiosidade, o céu estrelado, a imensidão, os vincos profundos do rosto de um ancião, à dura luta da vida e os olhos brilhantes de uma criança, o mistério da vida.
É próprio do ser humano, portador de espírito, perceber valores e significados e não apenas elencar fatos e ações. Com efeito, o que realmente conta para as pessoas, não são tanto as coisas que lhes acontecem mas o que elas significam para suas vidas e que tipo de experiências marcantes lhes proporcionaram. 

Tudo que acontece carrega, existencialmente, um caráter simbólico, ou podemos dizer até sacramental. Já observava finamente Goethe: "tudo o que é passageiro não é senão um sinal” (Alles Vergängliche ist nur ein Zeichen”). É da natureza do sinal-sacramento tornar presente um sentido maior, transcendente, realizá-lo na pessoa e fazê-lo objeto de experiência. Neste sentido, todo evento nos relembra aquilo que vivenciamos e nutre nossa profundidade.”
Artigo Completo, ::AQUI::
Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Janaína disse...

Olá tudo bem?

Sou do Janalinks.com e venho lhe convidar a ser um de nossos parceiros.

Janalinks é um agregador de Conteúdo (parecido com o Ocioso) que está crescendo muito nos últimos dias e é onde você pode divulgar seus posts pra toda web!
Nos visite, faça o cadastro de seu blog e divulgue quantos links desejar por dia!Não tem fila de espera! Seu post é aprovado na hora, caso ele não fira as nossas diretrizes! Além do mais, no ato do cadastro, você recebe 1 link de qualidade apontando pro seu site, melhorando seu site nos resultados de busca do google! Quer mais uma vantagem? Ao enviar um link, ele aparecerá sempre nos nossos widgets, o que consequentemente trará tráfego constante para seu website!

Quer ainda mais? Caso você seja nosso parceiro e utilize nosso widget, nós daremos 8 técnicas que vão alavancar suas visitas! São técnicas que ralei pra aprender e que trago pra todos os usuários do Jana links!

Aguardo você lá!

Abraços do www.Janalinks.com
jota_250@hotmail.com