A pressão da mídia sobre os atletas olímpicos

A judoca Rafaela Silva, que falhou e
se tornou sujeito e objeto da fúria

Mas o que é isso?

 Menalton Braff, CartaCapital

Desde que o esporte deixou de ser uma questão de saúde, qualidade de vida, para tornar-se uma questão econômica com altíssimos faturamentos, temos assistido a cenas lamentáveis, para não dizer grotescas.

A pressão que a mídia exerce sobre os atletas exigindo-lhes resultados é simplesmente monstruosa. E pior. Os órgãos da imprensa conseguem contaminar o público em geral com seu vírus. As pessoas acabam acreditando que um atleta tem o dever da vitória, numa transferência ridícula dos êxitos alheios para suprir as frustrações próprias.

Ora, um atleta tem o dever de fazer o melhor que humanamente conseguir. Sem o que muitas vezes ocorre, com a agressão e a violência ao corpo, como se esse fosse apenas uma máquina que se repõe com facilidade.

É lastimável o nível da maioria dos jornalistas postos a campo a fim de realizar o desiderato dos investidores e exploradores do esporte. São geralmente ingênuos, sem a menor noção do papel que desempenham, mas que desempenham muitas vezes burlescamente. Acredito até que alguns conheçam a modalidade que se botam a comentar. As emissoras e os jornais, altamente patrocinados, contratam alguns especialistas que deverão impressionar o respeitável público. Os demais, que se pode chamar de generalistas, esses são dignos de pena.

Conhecer a modalidade que comentam, podem conhecer. Alguns, pelo menos. Mas de ser humano, do verdadeiro sentido do esporte, não entendem um mínimo para evitar uma das cenas monstruosas a que se assistiu nestas Olimpíadas 2012. Não interessa saber a que empresa pertence nem o nome do infeliz. E isso porque não houve grande variação nas transmissões, nos comentários e nas reportagens.”
Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net
Artigo Completo, ::AQUI::
Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Antonio Vieira disse...

Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs:
http://www.popblogs.net

Divulgue suas postagens gratuitamente todos os dias sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter, concorra a prêmios na Promoção Artigo Premiado e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.