Jornalistas Coca-Cola


Lúcia Guimarães, O Estado de S.Paulo

“Se não me trai a memória, três é o número de livros que não escrevi. Explico: o público foi poupado da minha falta de imaginação, inspiração ou, vamos lá, proficiência, cada vez que me ofereceram a oportunidade de escrever um livro e tive o bom senso de recusar. Apesar de lisonjeada pelas ofertas e a confiança em mim depositada, meu faro autodepreciativo sempre concluía que a oportunidade era fruto de sinergia, indissociável do fato de ter aparecido na TV e de morar em Nova York. E o teste que aplicava era infalível: Tenho vontade de ler um livro escrito por mim? O "não" ecoava com a força do som atravessando o Grand Canyon.

A não carreira de escritora me veio à mente ao acompanhar este verão recheado de vexames de escritores-jornalistas e jornalistas-escritores. 

Jonah Lehrer, autor de Proust Foi Um Neurocientista e, mais recentemente Imagine, Como a Criatividade Funciona foi defenestrado pela, ó, céus, New Yorker, porque colocou palavras na boca de Bob Dylan e, questionado por um dylanófilo da revista Tablet, mentiu repetidamente. Não foi demitido pelo editor-chefe David Remnick quando, semanas antes, ficou claro que se autoplagiava na sua coluna Frontal Cortex, na New Yorker. Publicava, ipsis litteris, trechos de artigos que já havia publicado no Wall Street Journal. Lehrer, com apenas 31 anos e uma Rhodes Scholarship no currículo, pertence a esta estirpe de autores, como Alain de Botton, que mistura ciência com autoajuda para formar uma espécie de Britney Spears do conhecimento.

Já Fareed Zakaria, autor de O Mundo Pós-Americano, sofreu um açoitamento público tão violento que acabou por despertar uma brigada de defensores. Zakaria citou na sua coluna sobre o controle do porte de armas, na Time, um excelente artigo da revista New Yorker que citava um livro sem citar a autora do artigo. Copiou o parágrafo. Em seguida, foi acusado erroneamente de ter roubado outra citação em seu livro, numa caça às bruxas que cheirava a inveja.”
Artigo Completo, ::AQUI::
Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: