Marighella, o filme


Mair Pena Neto, Direto da Redação

A história da ditadura implantada com o golpe de 1964 no Brasil, com suas conseqüências na vida das pessoas e do país, ainda está sendo contada. No período de uma geração em que se estendeu, afetou milhares de famílias e mudou o curso de existências, cujos detalhes vêm, aos poucos, à tona, através de livros, filmes, e, espera-se agora, com o trabalho da Comissão da Verdade.

O filme Marighella, de Isa Grispun Ferraz, se soma a este esforço com uma característica singular. Sua diretora é sobrinha do ex-inimigo número um da ditadura, e a história que leva à tela tem como ponto de vista original a admiração e a curiosidade de uma menina sobre um tio querido e misterioso, que aparecia e desaparecia de tempos em tempos, mas sempre de uma maneira marcante e afetuosa.

Marighella, o filme de Isa, não é sobre o guerrilheiro e, sim, sobre o homem, o tio Carlos, casado com a tia Clara (Clara Charf, companheira de Marighella e uma das depoentes do filme). O mérito de Isa é humanizar uma figura, publicamente exposta como terrorista pela ditadura, executado em 1969, numa emboscada armada pelo aparato repressivo, e essencialmente conhecido como o líder da ALN, que rompeu com o Partido Comunista e optou pela luta armada.

Isa fala de um tio carinhoso, que punha as crianças para dormir quando não estava em casa, que contava histórias fantásticas de viagens a lugares como a África para justificar os longos tempos de ausência e escrevia poemas. Ao mesmo tempo, o homem disciplinado, que acordava muito cedo e que se exercitava com afinco no jardim, o que a sobrinha descobriu, posteriormente, se tratar de uma maneira de se recuperar do tiro que levou de agentes do Dops que o caçaram em um cinema na Tijuca.”
Artigo Completo, ::AQUI::

Comentários

Fábio Fraga disse…
Olá, meu nome é Fábio Fraga, estou aqui para te convidar para conhecer o meu blog,é um blog com conteúdo variado de notícias do Brasil e no mundo, diversas curiosidades pra lá de divertidas, músicas e clipes musicais, uma variedade de diversão e entretenimento. Existem categorias onde é possível escolher o que gostaria de ver através dos marcadores, são várias opções. Apareça por lá. Se quiser pode comentar, divulgar, compartilhar nas redes sociais, amigos e etc.

Desculpe pela invasão e para terminar, gostaria de elogiar seu blog, muito bom e legal demais.

Abraços.

Fabio Fraga.

Recomendado para Você..