A melhor forma de prever o futuro é criá-lo

O desenho feito pelo brasileiro Waldir Tokuda,
de 11 anos, é um dos seis premiados pela
Organização das Nações Unidas (ONU)


Letícia Leite, especial para a Envolverde

“Na semana em que aqui no Brasil comemoramos o dia da criança, um jovem artista em cada continente do mundo recebeu um prêmio por desenhar o futuro que enxergam para o planeta. São US$ 1.000 e ainda uma viagem com acompanhante para Dubai, para participar da Conferência Internacional da Tunza. O Concurso Internacional de Pintura Infantil é o principal evento do PNUMA na área de Arte & Meio Ambiente, este ano a cerimônia especial de entrega aconteceu no Rio de Janeiro, na sede do Itamaraty.

Dariyashi J Postwalia foi o premiado da Ásia. O pequeno artista encantou jornalistas e integrantes da ONU. Dariyashi tem 11 anos, usa óculos de haste grossa e tem um sorriso maroto no rosto, lembra um nerd desinibido. Ele não se cansava de ir ate o desenho explicar a lógica ambiental representada em seu desenho (VER VÍDEO). Quando o prêmio foi anunciado, Dariyashi roubou a cena mais uma vez. Ele agradeceu o prêmio e de pronto anunciou o que fará com o dinheiro: vai comprar um IPhone 5. “Toda a melhor tecnologia da Apple esta lá, e por isso que eu quero. Jogos, interatividade, velocidade, eu gosto de tudo isso”, afirmou o garoto.

O vencedor da região América Latina e Caribe foi o carioca, da região de Teresópolis, Waldir Hisashi Tokuda. O trabalho de Waldir foi escolhido entre mais de 630 mil trabalhos inscritos no concurso, que é promovido anualmente pela Bayer e pela ONU. Ele desenhou o que seriam o retrato das “comunidades verdes”, tema proposto para a competição deste ano. “Os desenhos brasileiros são incríveis, todos muito coloridos, tem pessoas de todas as raças, convivendo em harmonia, são desenhos otimistas e que trazem soluções para o problema, isso não é tão comum entre outros desenhos que recebemos de crianças fora da América do Sul e o desenho do Waldir representa exatamente isso”, explica Montserrat Valeiras Taboada, representante do Pnuma na América Latina que colaborou na seleção dos desenhos.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Comentários

Recomendado para Você..