Leonardo Boff, Adital
“No Brasil e alhures são milhões que veem
novelas. Atualmente uma, "Salve Jorge”, se desenrola na Capadócia,
Turquia, ondeteria vivido São Jorge.
Entre os estudiosos há uma antiga discussão sobre o lugar de seu
nascimento. Ela vem largamente discutida por Malga di Paulo, pesquisadora da
vida do santo e que forneceu os dados para a atual novela. Um livro seu deverá
sair brevemente. Para Malga que conhece a fundo a Capadócia, todos os indícios
levam àquele lugar como a pátria natal deste famoso mártir. Outros o colocam em
Lod na Palestina, hoje Israel, onde se construiu um santuário em sua homenagem.
É muito pouco o que podemos dizer de forma segura sobre o tema. A
escola de historiadores críticos da vida dos santos e dos mártires, surgida a
partir do século XVII, os Bolandistas, e sua obra a Acta Sanctorum deixa
a questão em aberto. Outro
grupo, criado ao redor de A. Buttler, baseando-se nos Bolandistas e acessível
em português em 12 volumes, A Vida dos Santos (Vozes 1984) assevera:
"Há toda uma série de motivos para se acreditar que São Jorge foi um
mártir verdadeiro e real que sofreu a morte em Lida na Palestina
provavelmente na época anterior a Constantino (306-337). Fora disso, parece que
nada mais se pode afirmar com segurança” (vol. IV, p. 188).
Minha tendência é afirmar a Palestina e não Capadócia como o lugar
de seu nascimento. A razão se prende ao fato de que teria havido uma confusão
de nomes. Com efeito, havia na Capadócia um bispo chamado Jorge da Capadócia,
fato historicamente bem atestado. Entrou na história da teologia, em razão das
polêmicas acerca da natureza de Cristo: seria só semelhante a de Deus (arianos)
ou seria a mesma (antiarianos)? Tal discussão dividiu a Igreja. O imperador
Constâncio II (um de seus títulos era de Papa) queria assegurar a unidade do
império mediante uma confissão única, no caso, a ariana. Militarmente ocupou
Alexandria, foco da resistência antiariana e impôs Jorge da Capadócia como
bispo ariano (357-361), mais tarde assassinado. Isso consta até nos manuais de
teologia.
Minha hipótese é que os primeiros compiladores da vida de São Jorge,
já no século V e depois, no século XII; com o autor da Legenda Áurea,
confundiram São Jorge com esse conhecido Jorge da Capadócia e assim o fizeram
nascer ai. Uma hipótese.
Deixando a discussão de lado, importa lembrar sua figura mais
conhecida: um guerreiro, montado sobre um cavalo branco, vestido de couraça,
com uma cruz vermelha num fundo branco, enfrentando terrível dragão com sua
lança pontiaguda.
Por seu pai ter sido militar, seguiu essa carreira. Foi tão
brilhante que o imperador Diocleciano o incorporou à sua guarda pessoal com a
alta patente de Tribuno.Quando este imperador obrigou todos os soldados
cristãos a renunciarem a fé cristã e adorarem os deuses romanos, sob pena de
morte, Jorge se recusou e saiu em defesa de seus irmãos de fé. Preso e
torturado, miraculosamente passou, diz a lenda, ileso do caldeirão de chumbo e
de vários envenenamentos. Mas acabou sendo decapitado.
No início, no Ocidente, era venerado apenas como um simples mártir
com sua palma típica. Com tempo e especialmente devido às cruzadas foi feito
guerreiro com seus instrumentos próprios, especialmente associado ao
enfrentamento com o dragão, símbolo do mal e do demônio. A lenda mais conhecida
no Ocidente é a seguinte:
Certa feita, Jorge, como militar, passou pela Líbia no norte da
África. Na pequena cidade de Silene o povo vivia apavorado. Num brejo vizinho
reinava terrível dragão. Se sopro era tão mortífero que ninguém podia se
aproximar para mata-lo. Cobrava cada dia dois carneiros. Terminados estes,
exigia vítimas humanas, escolhidas por sorteio. Um dia a sorte caiu sobre a filha
do rei. Vestida de noiva foi ao encontro da morte. Eis senão quando, surge São
Jorge com seu cavalo branco e com sua longa lança. Fere o dragão e domina-o.
Amarra-lhe a boca com o cinto da princesa. Esta o conduz manso com um cordeiro
até o centro da cidade. Todos, agradecidos, se converteram à fé crista.
É patrono da Inglaterra, já a partir de 1222 mas oficialmente só em
1347 com Eduardo III com festa solene (the St.George’s Day), da Rússia,
de Portugal, da Bulgária, da Grécia, da província da Catunha e de muitas outras
cidades.
Uma polêmica se instaurou quando o Vaticano em 1969 fez uma revisão
da lista dos santos e retirou dela o popular São Jorge, por motivos não
totalmente claros. Houve uma grita geral, especialmente, por parte da
Inglaterra, da Catalunha e também do time de futebol, o Corinthians de quem é
patrono. O Card. Dom Paulo Evaristo Arns, corinthiano fervoroso, intercedeu
junto ao Papa Paulo VI para que mantivesse a veneração de São Jorge, ao menos
como celebração optativa. Ao que o Papa respondeu: "Não podemos prejudicar
nem Inglaterra nem a Nação corinthiana; prossigam com a devoção”. Em 2000 João
Paulo II, com senso pastoral, restabeleceu a festa. Ele está presente nas
tradições afro: Ogum para a Umbanda e Oxossi para o candomblé-nagô. No Rio, o
dia 23 de abril, sua festa, é feriado municipal, pois é o patrono de fato da
cidade.
No próximo artigo tentaremos decifrar o arquétipo de base que subjaz
ao guerreiro São Jorge e ao dragão. Enquanto isso, fazemos nossa a oração
popular: ”Andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus
inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos, não me peguem e tendo olhos
não me enxerguem... E meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós. Amém”.
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São Jorge e o Dragão: os dois lados do ser humano
Toda religião, também o cristianismo, possui muitas valências. Além
de se centralizar em Deus, elabora narrativas sobre o drama paradoxal do ser
humano, gerando sentido, uma interpretação da realidade, da história e do
mundo.
Exemplar é a lenda de São Jorge e o combate feroz com o dragão
narrada no artigo anterior. Primeiramente, o dragão é dragão, portanto, uma
serpente. Mas é apresentada alada, com enorme boca que emite fogo e fumaça e um
cheiro mortífero. É um dragão simbólico.
No Ocidente representa o mal e o mundo ameaçador das sombras. No
Oriente é positivo, símbolo nacional da China, senhor das águas e da
fertilidade (long).Entre os astecas era a serpente alada (Quezalcoatl),
símbolo positivo de sua cultura. Para nós ocidentais o dragão é sempre terrível
e representa a ameaça à vida ou as dificuldades duras da sobrevivência. Os
pobres dizem:"tenho que matar um dragão por dia tal é a luta pela
sobrevivência”
Mas o dragão, como o mostrou a tradição psicanalítica de C. G. Jung
com Erich Neumann, James Hillmann. Etienne Perrot e outros representa um dos
arquétipos (elementos estruturais do inconsciente coletivo ou imagens
primordiais que ordenam a psique) mais ancestrais e transculturais da
humanidade.
Junto com o dragão sempre vem o cavaleiro heróico que com ele se
confronta numa luta feroz. Que significam essas duas figuras? À luz de
categorias de C. G. Jung e discípulos, especialmente de Erich Neumann que
estudou especificamente este arquétipo (Ahistória da origem da consciência,
Cultrix 1990) e da psicoterapia existencial-humanística de Kirk J. Schneider (O
eu paradoxal, Vozes 1993) procuremos entender o que está em jogo nesse
confronto.
O caminho da evolução leva a humanidade do inconsciente para o
consciente, da fusão cósmica com o Todo (Uroboros) para a emergência da
autonomia do ego. Essa passagem é dramática, nunca totalmente realizada; por
isso, o ego deve continuamente retomá-la caso queira gozar de liberdade e
vencer na vida.
Mas importa reconhecer que o dragão amedrontador e o cavaleiro
heroico são duas dimensões do mesmo ser humano. O dragão em nós é o nosso
universo ancestral, obscuro, nossas sombras de onde imergimos para a luz da
razão e da independência do ego. Por isso que em algumas iconografias,
especialmente uma da Catalunha (é seu patrono) o dragão aparece envolvendo todo
o corpo do cavaleiro. Numa gravura de Rogério Fernandes (com.br) o dragão
aparece envolvendo o corpo de São Jorge, que o segura pelo braço e tendo o
rosto, nada ameaçador na altura do de São Jorge. É um dragão humanizado
formando uma unidade com São Jorge. Noutras (no Google há 25 páginas de
gravuras de São Jorge com o dragão) o dragão aparece como um animal domesticado
sobre o qual São Jorge de pé o conduz não com a lança; mas, com um bastão.
A atividade do herói, no caso de São Jorge, na sua luta com o dragão
mostra a força do ego, corajoso, iluminado e que se firma e conquista
autonomia, mas sempre em tensão com a dimensão escura do dragão. Eles convivem;
mas, o dragão não consegue dominar o ego.
Diz Neumann: "A atividade da consciência é heroica quando o ego
assume e realiza por si mesmo a luta arquetípica com o dragão do inconsciente,
levando-a a uma síntese bem sucedida” (Op.cit. p.244), A pessoa que fez esta
travessia não renega o dragão, mas o mantém domesticado e integrado como seu
lado de sombra. Por esta razão, em muitas narrativas, São Jorge não mata o
dragão. Apenas o domestica e o re-insere no seu lugar deixando de ser
ameaçador. Ai surge a síntese feliz dos opostos; o eu paradoxal encontrou seu equilíbrio
pois alcançou a harmonização do ego com o dragão, do consciente com o
inconsciente, da luz com a sombra, da razão com a paixão, do racional com o
simbólico, da ciência com a arte e com a religião.
A confrontação com as oposições e a busca da síntese constitui a
característica de personalidades amadurecidas, que integraram a dimensão de
sombra e de luz. Assim o vemos em Buda, Francisco de Assis, Jesus, em Gandhi e em Luther King.
Os cariocas tem grande veneração por São Jorge mais do que por São
Sebastião, patrono oficial da cidade. Mas este é um guerreiro, cheio de
flechas, portanto "vencido”. O povo sente necessidades de um santo
guerreiro corajoso que vence as adversidades. Ai São Jorge representa o santo
ideal.
Poe certo, aqueles que veneram São Jorge com o dragão não saibam
nada disso. Não importa. Seu inconsciente sabe; ele ativa e realiza neles sua
obra: a vontade de lutar, de se afirmar como egos autônomos que enfrentam e
integram as dificuldades (os dragões) dentro de um projeto positivo de vida
(São Jorge,herói vitorioso). E
saem fortalecidos para a dura luta da vida.”
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