Quando o carnaval chegar…


Marluce Portugaels, Adital

“Nós, brasileiros, achamos que inventamos o carnaval. Talvez porque seja no Brasil que se realiza, hoje, o carnaval mais espetacular, com os grandiosos desfiles das Escolas de Samba do Rio e de São Paulo.

Mas, o carnaval existe desde os tempos remotos, quando os gregos e outros povos antigos promoviam festas agradecendo aos deuses pela fertilidade do solo e pela boa colheita. Com o advento do Cristianismo, continuou-se promovendo festas populares pelas benesses obtidas no ano lunar. Essas festas de origem pagã, resgatadas pela fé monoteísta, eram, então, realizadas no final do inverno, quando o povo, cansado dos rigores do clima, liberava o apetite preparando-se para os quarenta dias de jejum, a Quaresma, instituída pela Igreja Católica.

Pode-se dizer, portanto, que o Carnaval tenha origem religiosa, tanto nas sociedades politeístas de outrora, quando no monoteísmo cristão. Hoje, no mundo ocidental, o Carnaval está inserido no Calendário Gregoriano, que observamos, sendo esperado com ansiedade pelos foliões que desejam liberar a carne como nos tempos antigos, ou, simplesmente, brincar, dançar, quanto por aqueles que aproveitam para descansar dos labores diários.

Quando o carnaval chegar, frase imortalizada por Chico Buarque em sua famosa canção, é um refrão para todos, foliões ou não. Na canção, alguém está se guardando para quando o carnaval chegar para liberar-se de alguma coisa, seja da timidez, seja das humilhações que sofre no dia a dia.

Esse impressionante festival existe em várias cidades do mundo, os mais famosos sendo, dentre outros, os carnavais de Colonia, na Alemanha, de Veneza, na Itália, de Nova Orleans, nos EUA. Um carnaval do qual quase não se fala é o de BInche, na Bélgica, que há centenas de anos é realizado exatamente da mesma maneira, sendo tão representativo que foi reconhecido pela UNESCO, em 2003, como obra prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade.

Para concluir, desejamos um bom carnaval a todos os que de uma maneira ou de outra estejamos nos guardando para quando o carnaval chegar!”

Marluce Portugaels
Professora da UFAM

Comentários

Recomendado para Você..