João Batista Herkenhoff, Direto da Redação
“Nosso texto
“Indagações sobre a Fé”, publicado há alguns dias, suscitou interessantes
questionamentos.
Inteligente e culto
interlocutor, residente em Juazeiro, na Bahia, indagou se a Lógica, com
abstração dos dados da Fé, conduziria a inteligência no sentido de aceitar a
existência de uma vida após a morte.
O proponente da indagação
deixou claro que não desejava argumentos bíblicos, pois estes obviamente
socorrem a tese da vida extraterrena.
Tentemos elencar razões que
demonstrem ser pertinente a crença na imortalidade, à luz do simples raciocínio
dialético:
a) a crença numa vida
pós-morte está presente em todas as culturas espalhadas pelo mundo, tanto hoje
quanto em tempos pretéritos;
b) no Egito acreditava-se
que após a morte física a alma compareceria perante o tribunal de Osíris. A
vida terrena seria julgada e a recompensa dos justos seria a vida eterna. O
corpo era mumificado e guardado num sarcófago;
c) na Grécia antiga,
Pitágoras, Tales de Mileto, Platão e Sócrates comungavam a ideia de alma imortal;
d) Sócrates, à frente do
tribunal que o julgou disse: Não tenho outra pretensão senão a de vos persuadir
de que cuideis menos de vossos corpos mortais e de vossos bens, e mais de
vossas almas; Platão, no diálogo de Fédon, ensinou que a alma imortal era parte
da unidade intrínseca ao homem;
e) na Índia, o Hinduísmo e o
Budismo afinam na aceitação da tese da imortalidade do espírito;
f) o Islamismo não discrepa
dessa visão – depois da morte a alma vai para o Barzakh (barreira), onde
aguarda seu último destino;
g) esse dado cultural,
presente no Egito, Grécia, Índia, Universo Muçulmano e em muitas outras
civilizações, está a assinalar, não um acidente ou um acaso, mas uma constante;
h) a verificação do liame
que coloca povos das mais diversas latitudes, em diferentes épocas, atrelados à
crença na imortalidade, é um fato comprovado pela pesquisa histórica, dentro de
rigorosa metodologia;
i) o ser humano, no reino
animal, é o único que deseja a imortalidade como apelo existencial;
j) essa aspiração à imortalidade
é uma realidade antropológica que aponta para o destino eterno do homem;
k) pessoas que estiveram em coma profundo,
após voltar à plenitude da vida relatam que durante o coma tiveram a visão do
eterno, estiveram na ante-sala de um outro mundo. É o que conta, por exemplo, o
neurocirurgião Eben Alexander, pesquisador da Universidade de Harvard, em livro
que foi resenhado pelo jornal The New York Times (Proof of Heaven). Seguem
a mesma direção os relatos coligidos pelo médico
americano Melvin Morse, publicados no livro “Closer to the Light”,
também resenhado no NYT.”
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