Mundo terá que aumentar em 70% a produção de alimentos até 2050, afirma ONU


Edgard Júnior, Rádio ONU / Envolverde

Relatório da organização disse que alta é necessária para atender demanda de uma população de 9,6 bilhões de pessoas; documento indica também que será preciso melhorar a forma como se produz e consome alimentos.

A ONU alertou que o mundo precisa aumentar em 70% a produção de alimentos para atender a demanda de uma população que pode chegar a 9,6 bilhões de pessoas em 2050.
A conclusão está no relatório “Recursos Mundiais: Criando um Futuro Sustentável Alimentar” preparado por várias agências das Nações Unidas, pelo Banco Mundial e pelo Instituto de Recursos Mundiais, WRI.

Desafios

O documento diz ainda que será necessário também melhorar a forma como a comida é produzida e consumida.

O presidente do WRI, Andrew Steer, disse que nas próximas décadas o mundo enfrentará grandes desafios e oportunidades em relação à segurança alimentar, o desenvolvimento e o meio ambiente.

O relatório explica que aumentar as colheitas e a produção pecuária nas terras agrícolas atuais será fundamental para salvar as florestas e reduzir as emissões dos gases que causam o efeito estufa.

Os especialistas alertam que o mundo não deve atingir a meta somente através do aumento da produção. Eles recomendam também a redução da perda e do desperdício de alimentos.

Pelas projeções atuais, a ONU diz que a África Subsaariana, por exemplo,  vai precisar mais do que triplicar suas plantações até 2050 para fornecer comida suficiente a toda a população.

* Publicado originalmente no site Rádio ONU.

Comentários

Recomendado para Você..