Um mundo fragmentado



Arlindenor Pedro, Correio do Brasil  

 "Um mundo cada vez mais fragmentado. Um mundo da mera contemplação – da vida-não – vivida !

“Salta aos olhos, que na atualidade o cidadão tem cada vez menos entendimento da realidade que o cerca, isto é: sucumbe ao fato de que a realidade aparece para ele de forma cada vez mais fragmentada, em esferas cada vez mais separadas, num mundo onde a realidade não é possível de ser vista na sua dimensão total; mundo separado em segmentos estanques, onde o individuo torna-se cada vez isolado no espaço onde foi confinado.

Resulta daí, portanto, que cada indivíduo consegue apenas reconhecer uma parte ínfima desse mundo. Mas, ao mesmo tempo,ocorre que embora esse mesmo indivíduo viva em um universo onde a unidade não se faz mais presente – um mundo fragmentado- ele ainda sente necessidade de tormar consciência da totalidade dessa realidade, e isto ele o faz através de outros, de intermediários, que passam traduzir para ele esta totalidade, buscando se aproximar de uma visão a mais próxima do real.

Precisa , então, de ajuda: e é ai que surge a figura do especialista, nos mais diversos ramos, que têm a função de explicar para ele a realidade que está fora da sua compreensão. Desta forma, enxergando a realidade com os olhos dos outros, como num espelho invertido, na maioria das vezes através da televisão, ou de outras mídias, acentuando então uma postura contemplativa, vai abdicando da vida-vivida!”

Serra da Mantiqueira, junho de 2014

Arlindenor Pedro

Blog: http://arlindenor.com

Comentários

Recomendado para Você..