Um Brasil bonito também pode ser visto na TV


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"Vou dar um tempo na cobertura da campanha eleitoral porque as novas pesquisas (Ibope e Datafolha) só deverão ser divulgadas na noite desta terça-feira. Seria como fazer comentário sobre um jogo de futebol antes da gente saber o resultado. Melhor é esperar um pouco e aproveitar para falar de coisa boa, que também tem no nosso País.

E pode até ser visto na nossa televisão, entre tantas desgraças e violências, denúncias e baixarias. Zapeando tarde da noite, fui surpreendido pelas belas imagens do "Zapping", programa apresentado por Vera Viel, que é exibido às segundas, depois do Jornal da Record News, onde eu trabalho.

Já tinha começado a passar a reportagem de Renata Alves sobre o Brasil bonito que ela descobriu em Capela, interior de Alagoas, a 60 quilômetros de Maceió, mas estava tão saborosa que, apesar do sono, resolvi ver até o fim. Valeu a pena.

Conta a história do famoso caldinho de feijão e galinha preparado e servido há 40 anos por seu Newton e sua mulher, dona Dalva. Caldinhos a gente encontra por toda parte no meu querido nordeste brasileiro, mas este é especial, a começar pelo incomum horário de funcionamento do boteco: abre pontualmente às 9 da manhã e, ao meio dia, chova ou faça sol, os donos colocam todo mundo para fora. O expediente acaba exatamente na hora em que a concorrência começa a servir o almoço.

O lugar vive lotado de gente que vem de cidades vizinhas e até da capital alagoana, uma agradável viagem de apenas 50 minutos. A equipe de reportagem da Record caminha pelas ruas desta cidade de 17 mil habitantes, limpinha e arrumada, até chegar ao personagem principal, que se diverte com o trabalho, e não conta de jeito nenhum o segredo dos seus caldinhos de galinha e de feijão, que eles servem misturados ou separados. Para acompanhar, farinha, pimenta e uma cervejinha _ e está feita a festa da freguesia.


"O que mais me chamou a atenção nesta reportagem, além do inusitado do tema, foi o ar de felicidade de todas as pessoas que aparecem na tela. Com suas roupas simples porém decentes, calçando tênis, sandálias ou chinelos de dedo, parecem saídos de algum vilarejo dinamarquês com o PIB umas 50 vezes maior.

Claro que isso não se deve só aos poderes do caldinho do seu Newton, mas acho que este clima retrata melhor do que qualquer análise de sociólogos e cientistas políticos o cenário encontrado no nosso país, a cinco dias das eleições presidenciais, com todas as pesquisas apontando o favoritismo da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Para ninguém dizer que não falei de política, recomendo ver a reportagem completa no link abaixo, exibida originalmente no quadro "Achamos no Brasil" do "Domingo Espetacular", na TV Record, que explica bem o que quero dizer:

Comentários

Recomendado para Você..